Fabricando tijolos – orgânicos!

Clique na imagem para ampliar!

Roubartilhado lá da Revista Galileu:

Dupla cria composto para usar resíduos orgânicos como matéria-prima de tijolos

Imagine viver em um lar feito de lixo. Pode parecer estranho, mas uma técnica desenvolvida em Araraquara, interior de São Paulo, permite fabricar tijolos com resíduos orgânicos — sem cheiro ruim. Com o ingrediente inusitado e um composto químico misterioso, é possível usar menos areia e concreto do que o normal e baratear a produção do tijolo.

A ideia surgiu há dois anos, da cabeça do metalúrgico e sociólogo José Antônio Masoti, preocupado com o meio ambiente e o destino do lixo. “Todo mundo fala sobre a produção de adubo com resíduo orgânico. Pensei em usá-lo para algo mais útil.” A solução que encontrou, com o apoio do químico Marcelo Santos, foi misturar a lixarada com concreto. “Pode ser que mais coisas possam ser feitas a partir do pó do lixo, como asfalto, por exemplo.”

O projeto só é viável graças a um produto químico patenteado por Santos, batizado de JMX. Ele tem várias funções, como dar liga à mistura — sem isso, o “tijolo orgânico” fica quebradiço. Além disso, ela tem propriedades ecológicas, como impedir a proliferação de bactérias e tratar poluentes. “O composto permite que o metal presente no agrotóxico usado em uma folha de alface, por exemplo, seja tratado, sem deixar resquícios no tijolo”, diz o inventor.

Os tijolos estão em fase de testes e, de acordo com os inventores, os blocos aguentaram uma pressão superior à exigida pelo Inmetro no caso dos convencionais. Para o Instituto testá-los e aprovar sua comercialização, é necessário fabricar um lote de ao menos mil unidades e submeter 30 delas como amostra — até agora, eles só produzem cerca de 300 peças por “fornada”, numa usina caseira. Algumas prefeituras, no entanto, já estão de olho na invenção. As de Suzano e de Osasco, na grande São Paulo, já procuraram os inventores, interessadas na economia que a nova tecnologia pode gerar para a construção de casas populares.

4 thoughts on “Fabricando tijolos – orgânicos!

  1. Gostaria de poder me inserir nesse projeto. Sou de Goiânia-GO e acredito muito em novas soluções para resolver o grande problema da população do futuro, o lixo. Tenho parcerias com empresas de Tijolos Ecológicos e gostaria de me deixar a disposição caso necessite de projetos modulados e outros.

  2. Estamos em um dificil trabalho no bairro do WARF JEREMiE no Haiti. Bairro construído encima do lixo. Portanto, necessitamos o contato destes inventores para ajudar a sair da situação calamitosa aproximadamente 30.000 famílias. Aguardo contato. Atenciosamente Paulo Vasconcellos

  3. Bom dia!
    Gostaria de saber mais sobre o processo.
    Estou gerenciando uma estação de tratamento de esgoto.
    E, gostaria de tentar inserir um projeto como esse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *