Livros que publiquei

Filosofices de um Velho Causídico

Este livro é a coletânea de textos e crônicas de meu blog www.legal.adv.br na qual, através dos tópicos Coisas de Casal, Criança dá Trabalho, Juridicausos, Vida Besta, Martelando o Teclado e Filosofices, eu disponibilizo textos no geral curtos ou curtíssimos – só que às vezes não – onde falo um pouquinho da vida conjugal, da difícil arte de ser pai, de causos jurídicos, das bestagens que fazemos na nossa vida, de contos, pontos de vista, cultura inútil e coisas de antigamente, bem como também compartilho um tanto de elucubrações mentais que volta e meia passam por esta minha cabeça já atordoada por tanta vivência…

Clique aqui para adquirir o seu exemplar!2014 – 400p.

Criança dá Trabalho

Essa criança que um dia você já foi – regra universal insuperável – é a mesma que existe em todas as casas de todo o mundo. Com a mesma imaginação, criatividade, brincadeiras, disparates, carinho sincero, risada solta ou até mesmo choro sentido. E é disso que este livro trata. Algumas aventuras e desventuras, contos, causos, situações, tiradas e sacadas que só teriam como existir saídos da convivência e da fértil imaginação desses pequeninos seres iluminados.

Clique aqui para adquirir o seu exemplar!2014 – 108p.

Jesus me Chicoteia!

[Autor: Marco Aurélio Gois dos Santos] Estes são os textos que restaram de um antigo blog que já teve seus dias de fama como ponto de encontro de uma vasta gama de hereges de todo tipo – www.jesusmechicoteia.com.br. Em verdade vos digo que eles são nada mais nada menos que uma paródia da Bíblia, tendo sido escritos com um humor ferino e sagaz, não sendo recomendados para crentes fervorosos de qualquer religião. Tá, para os não tão fervorosos também… [esgotados]

Esgotado.2014, Vol. I – 436p.
2014, Vol. II – 398p.
2022, Vol. III – 122p.

FVC – Juridicausos

Este livro nada mais é que uma coletânea de textos jurídicos – ou não – pinçados lá do meu blog Legal, onde compartilho um bocadinho das curiosidades que envolvem o cotidiano dos assim chamados “Operadores de Direito”. Nele você vai encontrar um pouco do anedotário popular, causos que envolvem clientes, audiências e outras situações ainda mais estapafúrdias, sentenças, acórdãos e outras peças no mínimo pitorescas; enfim, vai ser possível explorar um pouco do Lado B desses maravilhosos lunáticos que resolveram se lançar na carreira jurídica!

Clique aqui para adquirir o seu exemplar!2015 – 200p.

FVC – Outros Causos

Neste livro está reunido boa parte do que não foi utilizado no Filosofices original, bem como textos de minha autoria que produzi depois e, inclusive, o trabalho de outros blogueiros que simplesmente merecem ser lidos – desta vez distribuídos pelos tópicos Martelando o Teclado, Passado a Limpo, Blog de Papel, Filosofices e Pensatas. São, de um modo geral, causos que trazem um pedacinho de mim, um tiquinho de minh’alma, invariavelmente com bom humor, não dispensando a seriedade e nunca resistindo ao dramático!

Clique aqui para adquirir o seu exemplar!2015 – 400p.

Amarula com Sucrilhos: Bloguices, Contos Inacabados e Outros Surtos

[Autora: Alê Félix] Este livro reúne uma parte da vida virtual da autora, em especial as histórias que possuíam uma certa continuidade, como se percebe em A mulher do pires, A saga do primeiro beijo, Ovo negro e os incompetentes no amor e O videotexto. Em Clube da Lulu exercitou sua forma ferina de observar o mundo sob a ótica das mulheres, sempre com bom humor e até mesmo um quê de nostalgia, mas que invariavelmente nos leva tanto a rir quanto a pensar. E em Querido Diário nos brinda com histórias de sua própria vida – quer sejam verdadeiras ou não – de uma maneira tal que nos permite compreender um bocadinho de como funciona a mente sagaz dessa viajandona, lunática e sempre sorridente autora. [esgotado]

Esgotado.2016 – 488p.

FVC – Seletos 99 Causos

Apesar da luta que foi o processo de escolha, consegui me restringir a apenas 99 textos que são, resumidamente, os melhores, os de maior significância pessoal, os mais divertidos, os mais profundos, enfim, os mais relevantes que já publiquei (na minha nada humilde opinião, é claro). Distribuídos pelos capítulos Coisas de Casal, Criança dá Trabalho, Juridicausos, A vida como ela é, Passado a Limpo, Martelando o Teclado e Filosofices, falo um pouquinho da vida conjugal, da difícil arte de ser pai, acrescento mais um tantinho de causos jurídicos, reclamo dos perrengues do dia a dia, do passado que tanto me guia quanto persegue, bem como desfio um quê de crônicas, invencionices e elucubrações de praxe…

Clique aqui para adquirir o seu exemplar!2016 – 270p.

Juventude Perigosa

[Autor: Fernando Duarte] O livro traz uma compilação das tirinhas com as desventuras de Mariana e Claudinha (www.juventudeperigosa.com), personagens criadas pelo autor – que é animador digital, ilustrador e cartunista nas horas vagas. Esse casal de meninas escancara, com muito bom humor (e um tanto de malícia), a difícil arte de se manter um relacionamento, não só pelos perrengues comuns no dia a dia de qualquer casal, como também pela eventual homofobia que encontram na sociedade que as cercam. [esgotados]

Esgotado.2016, Vol. I – 180p.
2021, Vol. II – 184p.
2021, Vol. III – 172p.

Balde de Gelo

[Autores: Daniela Macedo e Marco Aurélio dos Santos] A vida a dois não é complicada. Complicado é sambar em descida. A vida a dois é um milagre, isso sim. Só vivendo pra entender o que é aguentar maus humores, parentes, cachorro pentelho, ciúmes, amigos intrometidos. Mas também é só vivendo que se compreende a delícia de chegar em casa depois de um dia corno e encontrar quem se ama, receber cafuné assistindo filme, soltar pum sem precisar pedir desculpa. E Balde de Gelo traz todos esses ingredientes misturados com graça, leveza e humor – atributos indispensáveis para a sobrevivência de qualquer relação. E de qualquer um.

Clique aqui para adquirir o seu exemplar!2016, 2ª ed. – 166p.

O Alfarrábio: Elucubrações de um Roseano

[Autor: Paulo Bicarato] Este livro contém parte dos textos atemporais disponibilizados no blog Alfarrábio no período de 2001 a 2004 – www.alfarrabio.org – permitindo mergulhar nas lembranças do jornalista Paulo Bicarato, que resgata seu jeito sereno de se aproximar e que sabia, como ninguém, escrever a profundidade da vida e da alma, pois enxergava o mundo com os olhos de quem via todo o contexto, indo além das entrelinhas. Não se contentava com apenas algumas informações, eis que gostava dos mistérios escondidos e como Guimarães Rosa desbravava outras veredas, com diversos textos de sua autoria, bem como as elucubrações, pensatas, citações e notícias que ele descrevia e que tinham tudo a ver com ele.

Clique aqui para adquirir o seu exemplar!2020 – 252p.

Família Fortes Bustamante

[Autores: Luiz Carlos Pinto Bustamante, José Sebastião Rezende Monti e Antonio Nélcio Abreu] Aqui são contadas as origens das famílias Fortes e Bustamante, remontando ao ano de 1350 na Espanha, sua difusão pelo mundo e contém ainda a genealogia com a relação de ascendentes e descendentes do patriarca Luiz Fortes de Bustamante e Sá no Brasil, por volta de 1710, em Minas Gerais, até os dias atuais.. [retirado a pedido do familiar José Anis de Souza Ribeiro]

Retirado.2021 – 240p.

Livro da Família Andrade

Este livro, de uma maneira bem sintética, conta as origens do sobrenome Andrade e faz uma pequena viagem pelo Vale do Paraíba, Sul de Minas e chega em Portugal, retroagindo até o nascimento da matriarca da família, em 1629. Mas seu maior mérito é conter o registro (com fotos!) até o final do ano de 2020 do meu ramo da família, com todos os 150 descendentes diretos a partir de Antonio de Andrade e Sebastianna dos Santos Maia, meus avós paternos, contabilizando em quatro gerações um total de 12 filhos, 39 netos, 80 bisnetos e 19 trinetos.

Clique aqui para adquirir o seu exemplar!2021, 3ª ed. – 224p.

FVC – Jamanta não morreu!

Este livro é para provar para todos que, apesar da pandemia que nos assolou, apesar das inúmeras vidas ceifadas por esse maldito vírus, apesar do fascismo que contaminou nossa democracia, apesar da inflação que voltou do longínquo passado para nos aterrorizar, apesar das dificuldades em continuar advogando dentro da minha especialidade, apesar de ter escrito muito pouco desde minha última publicação, apesar da falta de inspiração para criação de textos, apesar da falta de tesão para escrever os meus, seus, nossos causos, apesar de todos os pesares, ainda estou aqui! E para provar para vocês, nesta nova edição trago-lhes Coisas de Casal, Criança dá Trabalho, Juridicausos, A vida como ela é, Passado a limpo, Martelando o Teclado, Filosofices e Twitescas, onde falo um pouquinho da vida conjugal, da difícil arte de ser pai, outro tanto de causos jurídicos, dos perrengues do dia a dia, do passado que tanto me guia quanto me persegue, bem como algumas crônicas, invencionices e elucubrações de praxe e fecho com diversos textos curtos ou curtíssimos com citações, impressões, recadinhos e por aí afora.

Clique aqui para adquirir o seu exemplar!2022 – 252p.

FVC – Uma sinfonia inacabada

[Autores: Adauto de Andrade e Alê Félix] Quer escrever um livro comigo? Sobre o pesadelo que é ser um homem de meia idade hoje em dia? Quando voltei daí da última vez, mandei um e-mail que não parecia que eu tinha escrito, embora estivesse com toda a acidez e alfinetadas que me são comuns quando a vida não está como eu quero. E me veio a coisa toda na cabeça. Quase não existem livros sobre os problemas que acontecem com o homem médio, na meia idade: mulher, ex, namoros, filhos, trabalho, amigos, falta de sentido, se descobrir e etc, etc, etc. Separação, principalmente. Que é o que mais acontece com todo mundo na casa dos quarenta anos. E todo mundo fala das mulheres, mas não dos homens. Ninguém pensa no que sente ou deixa de sentir um homem no meio dessas crises. É sempre a mulher a prioridade. Até porque, na maior parte dos casos, homem não pede nem procura ajuda. Homem quase nem fala. Então não tem quase ninguém que escreva. Você é o caso mais típico de um homem na casa dos quarenta anos. Conseguiu viver ao mesmo tempo todas as experiências das mais profundas às mais clichês dessa fase. Seria lindo se conseguisse olhar de verdade pra dentro de você e escrever sobre essas coisas. Porque a ideia seria escrever sobre tudo o que vivemos realmente, pra ser o mais verdadeiro, ácido, cruel, psicológico, escancarado, apaixonante e doloroso possível. Seria tipo… Talvez doa até na gente… [esgotado]

Esgotado.2023 – 320p.

FVC – Literatura de bordo

Este livro de bolso foi feito pura e simplesmente para passar o tempo. Se distrair. São pouco mais de trinta textos, dentre crônicas, causos, filosofices e outras tantas elucubrações que servirão para, de um modo bem humorado e despretensioso, ocupar a cabeça enquanto se estiver numa viagem, numa fila de banco ou mesmo bestando em casa.

Clique aqui para adquirir o seu exemplar!2023 – 144p.

As Três Ilhoas – Volume I

[Autore: José GuimarãesObra genealógica de autoria do falecido Dr. José Guimarães, publicada originalmente por Roberto Vasconcellos Martins, que trata das três irmãs açorianas vindas do Arquipélago dos Açores e fixaram residência em Minas Gerais por volta de 1723: Antônia da Graça, Júlia Maria da Caridade e Helena Maria de Jesus. Reza a tradição que essas ilhoas deram origem a distintas famílias, tais como Teixeira, Carvalho, Resende, Andrade, Alves, Taveira, Ribeiro, Junqueira, Meireles, Ferreira, dentre outras. Este primeiro volume trata da descendência da ilhoa Antônia da Graça.

Clique aqui para adquirir o seu exemplar!2024, 2ª ed. – 452p.

As Três Ilhoas – Volume III

[Autore: José GuimarãesObra genealógica de autoria do falecido Dr. José Guimarães, publicada originalmente por Roberto Vasconcellos Martins, que trata das três irmãs açorianas vindas do Arquipélago dos Açores e fixaram residência em Minas Gerais por volta de 1723: Antônia da Graça, Júlia Maria da Caridade e Helena Maria de Jesus. Reza a tradição que essas ilhoas deram origem a distintas famílias, tais como Teixeira, Carvalho, Resende, Andrade, Alves, Taveira, Ribeiro, Junqueira, Meireles, Ferreira, dentre outras. Este terceiro volume trata da descendência da ilhoa Helena Maria de Jesus.

Clique aqui para adquirir o seu exemplar!2024, 2ª ed. – 168p.