Sobre eleições

Simples e objetivo. O original está aqui.

Acabo de receber mais um email sugerindo que só votemos em políticos novos.

Além do problema de ter um governo totalmente composto de políticos sem experiência (o que não aconteceria graças aos currais eleitorais que, salvo engano, continuam existindo)… Bem, vou copiar para cá o email que estava escrevendo em resposta quando percebi que esse tipo de discussão não pode ficar confinada a uma caixa postal.

Não creio que o problema da corrupção seja causado pelas pessoas que estão no governo hoje. Governos são corruptos desde… Bem, desde antes de haver governo.

Trocar todos os políticos sem trocar as causas da corrupção servirá apenas para criar uma nova geração de corruptos.

Uma das principais, se não a principal, causas da corrupção é que a gente não está olhando…

Votar somente em políticos novos é uma forma de não se informar sobre a história dos candidatos antigos ou sobre os compromissos dos novos, ou seremos ingênuos de achar que uma moça inocente sairá direto de um santuário de honestidade para um cargo político?

Para ser candidato é preciso estar afiliado a um partido, é necessário ser escolhido por esse partido para ser candidato e, naturalmente, assumir compromissos políticos.

Prefiro não fazer desse email uma longa descrição do funcionamento da máquina governamental. Prefiro fazê-lo curto para poder ser lido rapidamente.

A mensagem que tenho para dar, aliás o pedido que tenho a fazer é que dediquemos apenas uma hora por semana para nos informarmos sobre o que está acontecendo e escrever um post em um blog.

Quando a coletividade de olhos atentos e vozes críticas atingirem uma massa crítica os politicos, novos ou antigos, saberão que estão sendo vigiados e que não serão esquecidos.

A Internet é uma arma poderosa se usada com sabedoria.

Criar um blog é muito fácil e gratuito! Basta dar uma olhada e se cadastrar no WordPress ou, mais simples ainda, mandar sua mensagem por email para post@posterous.com

Para se informar, além dos jornais que, concordo, parecem comprometidos com esse ou aquele grupo, há o excelente Portal Excelências do Transparência Brasil.

Vote em um político novo, vote em um velho, mas informe-se sobre ele e jamais abra mão do direito e dever de erguer sua voz! Mesmo que individualmente ela seja apenas um sussurro como a minhha nesse post.

1 thought on “Sobre eleições

  1. Olá.
    Passei por aqui, bem por acaso e acredito que tenho motivos pra voltar.
    Gostei do seu texto, e da forma clara como se expressa. Tenho tantas dúvidas e tantos desapontamentos com nossos políticos, que durante muito tempo me rebelei anulando o voto, sem a mínima vontade de escolher pois estava bem desacreditada. Tenho sempre a impressão de estar sendo enganada, nos horários eleitorais, nas promessas e no pós eleição. Talvez seja por realmente estar sendo engada, não é mesmo? Eu realmente acredito que o povo possa mudar os rumos dessa procissão, mas já ouvi dizer que a voz do povo é a voz de Deus, mas por outro lado, que a “massa é o caos” ou algo assim… Dá pano pra manga, esse assunto…
    eu volto,
    um abraço
    Josi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *