Psicologia Educacional através dos tempos

Pessoas, nem vou dizer que parece piada, pois é piada. Porém, o mais doído é constatar que na prática existe sim um fundo de verdade nessa anedota…

Confiram:
 
Cenário 1: João não fica quieto na sala de aula. Interrompe a aula a todo o momento e perturba os colegas.

1959
É mandado à sala da diretoria, fica parado esperando por uma hora, vem o diretor, lhe dá uma bronca descomunal e volta tranquilo à classe, e continua respeitando o professor.
2010
É mandado ao departamento de psiquiatria, o diagnosticam como hiperativo, com transtornos de ansiedade e déficit de atenção em ADD, o psiquiatra lhe receita Rivotril. Se transforma num Zumbi. Os pais reivindicam uma subvenção por ter um filho incapaz.

 
Cenário 2: Luís quebra o farol de um carro no seu bairro. Seu pai tira a cinta e lhe aplica umas sonoras bordoadas no traseiro.

1959
A Luís nem passa pela cabeça fazer outra nova cagada dessas. Cresce normalmente, vai à universidade e se transforma num profissional de sucesso.
2010
Prendem o pai de Luís por maus tratos. O condenam a 5 anos de reclusão e, por 15 anos deve abster-se de ver seu filho. Sem o guia de uma figura paterna, Luís se volta para a droga, vira delinquente e fica preso num presídio especial para adolescentes.

 
Cenário 3: José cai enquanto corria no pátio do colégio e machuca o joelho. Sua professora Maria o encontra chorando e o abraça para confortá-lo.

1959
Rapidamente, José se sente melhor e continua brincando.
2010
A professora Maria é acusada de abuso sexual, condenada a três anos de reclusão. José passa cinco anos de terapia em terapia. Seus pais processam o colégio por negligência e a professora por danos psicológicos, ganhando nos dois juízos. Maria renuncia à docência, entra em aguda depressão e se suicida.

 
Cenário 4: Disciplina escolar.

1959
Fazíamos bagunça na classe. O professor nos dava umas bronca descomunal e/ou encaminhava para a direção. Chegando em casa, nosso velho nos castigava sem piedade.
2010
Fazemos bagunça na classe. O professor nos pede desculpas por repreender-nos e fica com culpa por fazê-lo. Nosso velho vai até o colégio se queixar do docente e ainda, como consolo, compra uma moto para o filhinho.

 
Cenário 5: Horário de Verão.

1959
Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. Não acontece nada.
2010
Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. A gente sofre transtornos de sono, depressão, falta de apetite e, ainda, nas mulheres aparece celulite.

 
Cenário 6: Fim das férias.

1959
Depois de passar férias com toda a família enfiada num Gordini, após 15 dias de sol na praia, hora de voltar. No dia seguinte se trabalha e tudo bem.
2010
Depois de voltar de Cancun, numa viagem com tudo pago, terminam as férias e a gente sofre da síndrome do abandono, síndrome do pânico, letargia e seborréia.

 
É…

Às vezes pergunto-me como foi que cresceram estes nossos expoentes da sociedade que hoje atuam como promotores, juizes, assistentes sociais, psicólogos, sociólogos e tantos outros “ólogos” da vida. Será que tiveram infância? Será que perceberam como era o mundo ao seu redor? Vejo que o crescimento vem ficando cada vez mais complicado para nossas crianças.

Na verdade parece que é bem mesmo como diz essa charge aí embaixo, né?…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *