Sabe quanta energia seu micro está consumindo agora?

( Publicado originalmente no e-zine CTRL-C nº 03, de julho/01 )

Economizar energia virou uma questão de sobrevivência. E, afinal, você sabe quanto o seu micro gasta? Um PC médio, com Pentium II ou III e CD-ROM de 56x, consome por hora entre 0,15 a 0,22 kWh. O que significa isso? Quase o mesmo consumo de uma TV de 29 polegadas.

Uma impressora laser ou um scanner gastam praticamente a mesma energia de um micro. Uma boa opção é usar uma jato de tinta, que gasta bem menos que uma laser equivalente. Deixar o scanner desligado quando não for usar também vale uma boa economia. É bom lembrar que o consumo de energia está diretamente ligado ao tempo de uso e à potência dos equipamentos. Isso significa que, em alguns casos, é possível baixar a potência do equipamento (como colocar o chuveiro em “verão”, por exemplo), mas no caso de micros, impressoras e outros produtos de escritório, o jeito é diminuir o tempo de uso mesmo.

Aqui vão algumas dicas da pesquisadora do Departamento de Engenharia da Unifacs, Mariana Strauch:

– Só ligue o que for usar, se não for ouvir som, nem ligue as caixinhas. Isso também serve para impressora, scanner e todos os outros periféricos.

– Se não for usar o monitor durante algum tempo (sair da sala ou deixar a CPU processando) desligue o monitor. Isso porque o maior consumo de energia no computador vem dele. Também é bem aconselhável o uso do Energy Star, que desliga o monitor e não gasta energia com protetor de tela.

– Evite deixar os carregadores (de celular, palm etc) ligados na tomada quando não estiverem carregando nada. Esses equipamentos têm pequenos transformadores que consomem energia mesmo quando estão só ligados. É por isso que eles ficam quentes.

– Isso também vale para os estabilizadores, se não estiver usando o computador, desligue-o. Vale lembrar que não dá para desligar o No Break, senão a bateria descarrega.

Confira quem são os maiores gastões no escritório:

Equipamento         Potência(W)   Consumo por hora ligado 

Microcomputador       150-220       0,15 - 0,22 kWh 
No-Break                3 kVA       0,13 kWh 
Impressora             80-350       0,08 - 0,35 kWh 
Scanner               150           0,15 kWh 
ZipDrive               70           0,07 kWh 
CDR-W                  80           0,08 kWh 
Fax                    70           0,07 kWh 
Caixinhas de som       10           0,01 kWh 
Carregador de Palm     25           0,025 kWh 
 e celular

Total                               0,85kWh 

 
O consumo dos equipamentos varia um pouco com a marca e o modelo. A tabela reflete os valores médios. Para saber o consumo de qualquer outro equipamento é só multiplicar a sua potência pelo tempo de uso.

– E depois de um apagão?

A melhor forma de proteger qualquer aparelho do fim do apagão é simplesmente tirar o plug da tomada. Isso porque muitos equipamentos não desligam nunca, a menos que sejam retirados da tomada (ficam “hibernando”); nos micros mais novos, por exemplo, a fonte continua sempre funcionando mesmo quando ele está aparentemente desligado.

Outra dica interessante é esperar uns 5 minutos para ligar os equipamentos quando terminar um apagão. E não ligue tudo de uma vez, vá ligando aos poucos. Por quê? Já reparou que muitas vezes a energia cai de novo? Isso acontece porque todos os equipamentos da região que ficou no escuro estão sendo reenergizados ao mesmo tempo, o que pode causar algum pico na companhia energética e derrubar tudo de novo.

VOLTAR AO ÍNDICE )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *