FASE IV
SINTONIA FINA
01. Vamos melhorar o espaço dessa área de trabalho. Clicando com o botão direito na Barra de Tarefas abrirá um menu. Clique em Propriedades e em “Ocultar automaticamente a barra de tarefas”.
02. O Windows não possui o swap file do Linux, mas tem a malfadada memória virtual. Para ajustar seu tamanho vá em Painel de Controle > Sistema > Avançado > Desempenho > Configurações > Avançado > Memória Virtual > Alterar. Na instalação vem definido o padrão de 756 MB. É muito, não precisamos de tudo isso. Faça as seguintes alterações: Tamanho Inicial (MB): 256 | Tamanho Máximo (MB): 256 | > Definir > OK. O computador deverá ser reiniciado.
03. Vamos tirar o lixo que fica para eventuais recuperações do sistema. Vá em Painel de Controle > Sistema > Restauração do Sistema > Desativar Restauração do sistema (checkbox). Você receberá uma mensagem de “Alerta : serão excluídos os pontos de restauração e não será possível desfazer alterações”. Sem medo de ser feliz, clique em “Sim”.
04. Para poupar espaço e deixar a memória do EEE-PC somente com os programas, o ideal é arranjar um cartão SD e transferir para ele a responsabilidade de armazenar seus arquivos. Para isso (após o cartão estar devidamente inserido) alguns ajustes são necessários. Vá em Iniciar e clique com o botão direito em Meus Documentos e, então, Propriedades > Mover. Na janela que se abre escolha Meu Computador > E: (é a letra da unidade do SD) > Criar nova pasta. Selecione a pasta que acabou de criar, tecle F2 e renomeie (no meu caso coloquei o sugestivo e inédito nome de “Documentos”), e então ENTER > OK e OK de novo. A pergunta agora é se deseja mover todos os documentos existentes para a nova pasta. Clique em “Sim”. Serão movidos aqueles documentos básicos e de exemplo criados com a instalação do Windows.
05. De igual maneira, para poupar a memória do EEE-PC, crie no SD (E:) uma pasta para arquivos temporários de Internet (lá eu criei a TempINT). Agora vá em Painel de Controle > Opções de Internet > Geral > Arquivos de Internet Temporários > Configurações > Mover pasta > E: : TempINT > OK > OK de novo. Novamente temos o “Será necessário reiniciar o Windows”, clique em “Sim” – já esse demora mais um pouquinho…
06. Bem vamos limpar o cache do arquivo, ou seja, todo aquele lixo que vai ficando pra trás quando da instalação de programas. Vá em Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Prompt de comando. Na janela que se abre digite sfc.exe/purgecache e tecle ENTER. Após terminado o processo, voltará ao prompt. Para fechar a janela, digite exit e tecle ENTER.
07. Pra que 10% do tamanho de seu disco para lixeira? É muita coisa! Clique com o botão direito em Lixeira, vá em Propriedades e, na janela que se abre, diminua o tamanho máximo da lixeira para algo mais coerente. No meu caso, 1% (cerca de 40Mb). Pra mim é o suficiente.
08. Só com essas alterações, de um espaço total de 3,71 GB, temos agora apenas 1,16 GB ocupados pelo sistema e 2,55 GB livres. Compare com o item 34 da FASE III. Economizamos quase 1 GB!
09. Caso queira espremer ainda mais um pouquinho, o Manual do EEE-PC dá algumas dicas sobre arquivos do sistema que poderiam ser deletados. Está no tópico “Deleting unnecessary document files”. Dá um certo trabalho e a liberação será de pouco mais de 50Mb. Avalie e, se achar que vale a pena, tente. Caso contrário, vá pra FASE V.