EEE PC – Wine

Como assim, “o que é Wine”?

Primeiramente, é vinho em inglês – o que por si só já começa a significar tudo de bom… 😉

Segundamente, é um aplicativo do Linux que permite a instalação nesse sistema operacional de softwares feitos somente para o M$-Windows. Nesse sentido “WINE” significa “Wine Is Not an Emulator”. É mais ou menos aquela mesma zorra que dá tentar explicar o que significa a sigla GNU no Linux…

Mas, enfim, como não sou xiita em minhas convicções, sei que tem muita coisa boa que foi sim criado para o Windows e somente existe para aquele sistema operacional. Como fazê-los rodar no Linux? Basta enchê-los de Wine! Dessa maneira fica fácil “importar” aquele software livre que já funcionava muito bem em algumas versões do Windows para que rode também no Linux.

Assim, cabia a mim instalar e ativar o Wine no Xandros – o sistema do EEE PC. Não vou (agora) entrar em detalhes, pois, mais uma vez com a ajuda da comunidade lá do Orkut, tive acesso a um belo tutorial que, em poucos passos, não só me ajudou a instalar o Wine como também já me ensinou a instalar programas com ele. O tutorial é esse aqui: “How to run Windows apps on your Linux Eee PC“. É, eu sei que está em inglês, mas mesmo que você não domine tão bem esse idioma, vai por mim: tá fácil. É bem didático, prevendo até eventuais telas de erros…

Particularmente o primeiro programa que instalei foi uma versão antiga do GenoPro (quando ainda era free), um software que possibilita construir genogramas de árvores genealógicas.

E, sim, tá funcionando ferpeitamente!

Deve ser o Wine…

12 thoughts on “EEE PC – Wine

  1. Porfavor, vc teria essa versao free antiga do genopro, pois só encontro a paga. Poderia enviar para meu email..
    Estou precisando muito.
    um abraço.
    Valter

  2. ótima dica, entretanto estou obetendo uma mensagem que informa o seguinte: “wine:
    Depende: winbind but it is not installable”. a partir disso a instalação é interrompida. Poderia me ajudar?

  3. René, sem entrar no mérito da mensagem de erro (que parece indicar a existência de um pacote instável nas relações de dependência) existem outras maneiras de instalar o Wine, como, por exemplo, através do Synaptic (no Ubuntu). Me diga qual distribuição você está utilizando para que, de repente, eu possa tentar palpitar melhor…

  4. Olá Adauto, primeiro, obrigado pela resposta. A distribuição utilizada é a Xandros, que vem no Eee PC 1000H. Eu tentei a instalação também pelo synaptic, mas obtive a mesma mensagem de erro.

  5. Adauto, infelizmente está ocorrendo o mesmo comigo na instalação do wine via Sypnatic no meu EEE 701. Sabe alguma dica para resolver isso ?

    Infelizmente eu ia tentar instalar o wine (nunca usei), para rodar do wiindows (que pretendia instalar em um pen drive) o modem Huawei e156 da VIVO, pois não é reconhecido de jeito nenhum no Xandros (até lê, porque pisca e abre o programa Asus 3G mobile phone tool).

    Alguma recomendação? Estou pagando o acesso na Vivo sem conseguir usar, pq me venderam falando que funcionava no Linux.. acabei demorando pra devolver porque me parecia improvavel que não conseguiria dar um jeito… mas ao que parece por enqto .. uma ilusão de quem não conhecia Linux e Xandros..

    Abraços e mto obrigado desde já pela s dicas..

  6. Luciano, vamos por partes. Me dê um pouco mais de subsídios. O que exatamente teria dado errado? Qual foi o passo-a-passo que você seguiu e onde foi que a coisa perrengueou? Com mais alguns detalhes talvez possamos tentar resolver juntos seu problema, ok?

  7. Então Adauto,

    na verdade, o que estou tentando é rodar o window de alguma forma para conseguir usar internet, navegar normalmente por meio do modem Huawei que a Vivo me ofereceu, mas infelizmente ao que parece não consigo. O passo a passo até já esqueci pq foi via synaptic… o erro era quando mandava o reload que efetivamente instalaria, é exatamente o mesmo erro descrito.

    Agora tentei fazer um pen drive bootável para usar quando precisasse de internet, mas o máximo q consegui foi fazer funcionar em PCs que tem o próprio windows e o que aparece é na verdade um tal BARTPE, que tem uma interface mmmto diferente do windows, nem mesmo localizei um explorer nele. Ou seja, mtas dificultades no uso do xandros..

    Minha alternativa seria instalr o windows no EEE, mas exito pq sei que vou perder o recurso F9, que é bem útil.. enfim, o que vc acha? Como resolveu esse problema? Desisto do VIVO ZAP? Afinal era apenas um teste.

    Ahh.. só mais um detalhe..um amigo que conhece um pouco da linguagem de Unix e C tentou tb me ajudar, mas parece que o WVdial não era encontrado.. não sei.. vc conhece esse problema na localização do modem?

    Abs! Luciano

  8. Prezados,
    tenhos tentado instalar o wine no meu eepc 900 , atraves do site eepc download, que faz o download e instala o wine diretamente no xandros, mas num to conseguindo, o icone fica na tela e tudo depois de uma instalacao aparentemente normal, mas num roda o programa e nem executa programas do windows.
    desde ja agradeco pelo atencao.,

    atte.
    Pereira

  9. Caro Adauto,
    Meu problema é a instalação do WINE no XANDROS. Segui o passo-a-passo do “How to run Windows apps on your Linux Eee PC” que vc indicou, mas surgiu a mensagem: “Depends: WINBIND but it is not installable”. Bem, tentei instalar o WINBIND. Há a informação de não ser seguro a instalação do mesmo, mas segui em frente e o problema continua.
    O que vc sugere?
    []
    Vladimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *