Na terça, uma foto

Tá.

Eu sei.

“Mas é quinta…”

Tô meio corrido, tá bom?

Mesmo assim, vamos lá. Nessa foto de São José dos Campos – dá pra ver a Igreja Matriz lá no fundo – apesar de estar escrito “Béla Vista” (esqueçam, por favor, as atuais regras ortográficas), a coisa talvez seja um pouquinho diferente. É que hoje o chamado bairro Bela Vista, na realidade, fica à esquerda de quem passa pelo “Viaduto de Santana”, sobre a estrada de ferro, que liga o bairro ao Centro.

Já deu pra perceber que o viaduto ainda não existia quando a foto foi batida…

Apesar de na época ter o nome de Rua Paraíba, trata-se da hoje conhecida Av. Rui Barbosa (aquele morro lá na frente é o ponto onde ela chega na Rodoviária Velha) e a foto deve ter sido tirada perto de onde atualmente está o carrinho de lanches Pascoaleto’s, de meu amigo Edilson (roaylties, please).

Ali à direita, uns cinquenta metros adiante de onde está aquela casinha com um arco na entrada, hoje fica o CooperRhodia Coop, lá de Santana (e eu aqui, sem cobrar nada dessa propaganda gratuita para meus milhares de leitores).

Aliás, essa mesma casinha ainda existia até pouco tempo atrás e foi uma das residências da Dona Victória, uma senhora já idosa quando da minha adolescência, mas com um bom humor insuportável. Ela fazia salgadinhos para vários bares da região e um de meus primeiros empregos foi justamente entregar, de bicicleta e ainda de madrugada, esses salgadinhos – os quais muitas vezes eu mesmo ajudava a fazer…

2 thoughts on “Na terça, uma foto

  1. Caro amigo: Sou paulistano e moro em Sao Jose desde 1952. Adoro coisas antigas da cidade e vivo garimpando isso na Internet. A foto da “Béla Vista” é realmente do bairro da Bela Vista. É o final da hoje avenida Castelo Branco, que antigamente era conhecida como Joao Tuca. Vê-se à esquerda o que hoje é a padaria Bela Vista, na esquina da Castelo Branco com a Rua Roberto Ferreira Maldos. É só ver a posiçao da Igreja Matriz. Se a foto fosse tirada da Av Rui Barbosa, a igreja estaria exatamente de lado. Mas ela foi deslocada mais para a direita, o que significa que a foto foi tirada mais para o lado esquerdo, exatamente a posiçao do final da atual Av. Castelo Branco. Fisguei muita rã por ali, quando era criança. Um abraço!

  2. E não é que é?

    Não me atentei ao ângulo da igreja, João! Você tem toda razão! Segundo me parece, então, quem tirou essa foto estava exatamente com os trilhos da RFFSA às costas, não seria isso?

    Abração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *