Orgulho.
A questão é que eu estava lá, presente, nessa ocasião histórica.
Sentei-me à mesa. Ouvi os discursos. Presenciei a empolgação. Compartilhei a felicidade.
E, antes ainda, tive a honra de ser um dos que ajudou a concretizar esse momento.
O grau de desenvolvimento que isso vai trazer para toda a região é imensurável! Até porque, com a vinda dessa grande empresa, provavelmente outras da área também deverão acompanhá-la, criando assim um ciclo virtuoso de progresso que pode atingir diversas cidades do Vale do Paraíba com potencial de crescimento!
Bem, nunca fui de rasgação de seda aqui nesse nosso cantinho virtual – antes o contrário! Mas, nesse momento, é indispensável… E, apesar dos diversos atores coadjuvantes que possibilitaram tudo isso, o foco dos holofotes deve ir para o Emerson, Secretário de Desenvolvimento Econômico, e para o próprio Hamilton, Prefeito de Jacareí. Sem a exaustiva negociação e o firme posicionamento deles, nada disso teria acontecido.
Mas vamos à notícia em si, tirada lá do site da Prefeitura.
Na manhã desta sexta-feira (3), o prefeito Hamilton Ribeiro Mota e o representante das sócias da Chery do Brasil, Du Weiqiang, assinaram o Memorando de Entendimentos para instalação da empresa automobilística Chery em Jacareí.
No documento, constam as bases gerais do empreendimento acordadas pela prefeitura e empresa relacionadas à área, infraestrutura, acessos viários e incentivos tributários. O documento mais específico deverá ser celebrado dentro de 90 dias, tratando com mais detalhes tais assuntos.
Os investimentos a serem realizados pela Chery em sua nova unidade industrial deverão gerar novos empregos e trazer um maior desenvolvimento para a região.
O representante da Chery mencionou que o Estado de São Paulo e o município de Jacareí foram escolhidos, após vários anos de profunda avaliação, por estarem localizados no centro do maior mercado consumidor de veículos do País, com uma completa rede de fornecedores de peças e convenientes condições logísticas.
Dados da empresa – A Chery Automobile Ltda., maior montadora independente da China, foi fundada em 1997. Com a vantagem de possuir seu próprio departamento de Pesquisa e Desenvolvimento e uma linha completa de veículos, a companhia tem experimentado um desenvolvimento significativo. Em 2009 a companhia comercializou 500.000 unidades em mais de 80 países ou regiões. Neste ano a estimativa é de ser atingir a venda de 700.000 unidades. Sediada na cidade de Wuhu, província de Anhuí, a Chery possui mais de 15 fábricas construídas ou em processo de construção no mundo.
Em 2009, a companhia passou a distribuir seus produtos no Brasil, já contando atualmente com uma rede de 50 concessionárias localizadas em várias cidades do Brasil, que comercializa 3 modelos de marca. Esses números demonstram claramente que o País é considerado como um dos mais importantes da marca.
(Secretaria de Comunicação Social)