No alvo?

Clique na imagem para ampliar!
Letra censurada da música “Tiro ao Álvaro”, de Adoniran Barbosa, 1974 – Documento oficial da Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP), órgão do governo brasileiro no período da ditadura militar entre 1964 e 1985.

Durante a ditadura, diversos músicos tiveram suas músicas censuradas. Antes mesmo do AI-5, artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Taiguara, Chico Buarque e Geraldo Vandré eram vistos como “perigosos” pelos militares. No entanto, a censura alcançou artistas que não necessariamente estavam envolvidos em movimentos de esquerda, ou com músicas de protesto, como, por ex., Adoniram Barbosa.

Conhecido como o mais paulistano dos compositores, Adoniran Barbosa usava em suas canções o jeito coloquial de falar dos paulistas. Não querendo problemas com a censura, em 1973 o artista decidiu lançar um álbum com várias canções já gravadas na década de cinquenta. Inesperadamente, 5 delas foram censuradas, entre elas, “Tiro ao Álvaro”.

Na imagem, podemos observar que a funcionária responsável pela análise, escreveu “a falta de gosto impede a liberação da letra”. E ainda frisa as três palavras que, segundo ela, não deveriam estar presentes na música por não respeitar a forma gráfica correta.

Texto: Rafael Gota – Administração Imagens Históricas.

Fonte: Arquivo Nacional, Fundo Divisão de Censura de Diversões Públicas

Este e outros documentos estão em: www.memoriasreveladas.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *