Physical Graffiti foi o álbum lançado pelo Led Zeppelin no dia 24 de fevereiro de 1975 e, desde então, já vendeu mais de 15 milhões de cópias (um dos mais vendidos da década de setenta). Agora, exatos 40 anos depois, uma nova edição remasterizada acaba de ser lançada pelo guitarrista Jimmy Page – que, diga-se de passagem, é considerado um dos melhores guitarristas de todos os tempos…
Segundo ele, as músicas da britânica banda de rock Led Zeppelin “resistiram ao tempo”. Desculpa aí, mas isso é meio que dizer o óbvio. Ao menos para mim – e, em parte, meus filhos – que continuo ouvindo clássicos até mesmo da década de sessenta!
O álbum original já foi qualificado como sendo um dos melhores discos duplos da história e este de agora terá ainda um disco complementar com sete músicas inéditas, incluindo a primeira versão de “Trampled Under Foot”, intitulada “Brady & Coke”, e mixagens de músicas como “In My Time of Dying” e “Houses of The Holy”.
O grupo, dissolvido em 1980, reeditou em 2014 seus primeiros discos: Led Zeppelin I, II e III, assim como novas músicas, que foram cuidadosamente catalogadas e armazenadas durante décadas nos arquivos da banda.
E, particularmente, sou obrigado a concordar com o bom velhinho Jimmy (santa intimidade, Batman!), que, do alto de seus 71 anos, acha a música Kashmir uma das melhores do álbum. De fato. Pusta musicão!
Ficaram curiosos? Fucem aí na Internet que vocês já devem encontrá-lo para download. Já baixei o meu – mas saibam que não vou deixar de comprar o original! Ah, essa minha mania de colecionador… 🙂