Que venha 2017!

Não, não falo em tom de bravata, não! Pode vir, mesmo…

E hoje eu poderia falar aqui de tantas coisas, de questões políticas, de questões econômicas, do que nos aguarda no futuro (IMHO), de questões do coração (AH, marvado coração!…), de inúmeras outras questões e temas, relevantes ou não – mas decidi que o correto mesmo seria tratar do assunto que, tenho certeza, é de relevância internacional neste ano de 2017 que se inicia e que preocupa de igual maneira a grande maioria das pessoas que habitam os assim chamados “países civilizados”.

Isso mesmo, já adivinharam, né?

Tô falando do peso.

Não, não a moeda! O seu peso, mesmo, ô criatura!

Tá bom, o meu também. Aliás o de todos vocês! Arre!

Enfim, me digam o porquê, PORQUÊ, por qual desarrazoado motivo invariavelmente perdemos a razão no final de ano para, logo no primeiro dia do ano seguinte, já termos que começar à base de ENO??? Ainda bem que pelo menos eu tinha um aqui comigo…

JisuisMariaiJusé… Por que é que a gente faz dessas coisas? Pra completar só faltava ter tomado todas! Oi? Você tomou? Bem, boa sorte então! Ainda bem que (desta vez) eu não. Até porque já passou da hora de começar a ficar um pouco sóbrio. Ou, no mínimo, menos ébrio…

Enfim. Peso.

Queridas e queridos, não tem jeito. Não tem suco milagroso que resolva. Não tem receita de dieta espetacular que vá fazer aqueles “quilinhos” a mais simplesmente evaporarem. As calças não fecham, as camisas se agarram no corpo em formatos bizarros e o pino da fivela do cinto resolveu mudar de casa e – pior! – pulando sela.

Não há o que ser feito a curto prazo.

E, por mais que eu tenha um carinho todo especial pela sedentária vida que vinha levando, bem como por um apurado paladar que, ainda que não refinado, dotado de um certo eventual exagero (tá, guloso mesmo…), o negócio agora vai ser começar a suar e suar direitinho!

Vejam bem, no meu caso estou com aproximadamente sete arrobas e um terço. A porra do aplicativo que tive o desprazer de instalar no meu celular calcula que um cara como eu, 1,90m, na casa dos trinta e dezessete anos, boa pinta, gente boa, brincalhão – ainda que esteja com umas contas aí em atraso – deveria ter no máximo seis arrobas!

Carái!

Não contente fui consultar o oráculo deste meu próprio blog, num post do longínquo ano de 2004, onde consta uma formulazinha que calcula o IMC (Índice de Massa Corpórea) de cada um, com o pomposo nome de A Incrível Calculadora de IMC e Calorias Diárias de Madame Nat.

Ói o que a fiadaputa me disse:

Seu peso ideal é entre 66.8kg e 89.9kg.
Seu IMC atual é 30.5 e seu corpo gasta umas 2430 calorias por dia.
Você precisa consumir no máximo umas 2180 calorias por dia, divididas em até 311g de carboidratos, 73g de lipídeos e 71g de proteínas, para emagrecer uns 20.1 quilinhos amigos – e procure um médico, você está obeso.

Pô, gente, cá entre nós, eu até admito os “89,9kg”. Certa vez passei por uma nutricionista ensandecida que queria me fazer chegar aos 84kg (ainda que eu já tenha conseguido esse feito através de uma dieta maluca de anos atrás e que nunca mais NA VIDA volto a fazer), então esse número até que não seria nenhum despropósito.

Mas “66,8kg” é muita sacanagem, né???

Meus amigos, acho que nem quando eu era adolescente cheguei a pesar só isso. Acho que nem o Salsicha (do Scooby) pesa só isso…

Enfim, o que não tem remédio, remediado está. Então o plano é o seguinte: já desde o primeiro dia do ano ponha a preguiça de lado e comece, eu disse COMECE, a fazer alguma atividade física. É o ÚNICO jeito, meu povo.

Particularmente, em decorrência da preguiça monumental com que acordei hoje – aquela nada saudável leseira pós-ceia-de-réveillon -, por mais que eu prefira o período da manhã, foi somente à tardinha que consegui sair, devidamente paramentado com meus especiais tênis Olímpicos (presente dos deuses: do velocista Hermes e da guerreira Atena)… Primeiro dia, né gente? Vamos com calma. Ainda arrotando o resto do pernil da meia-noite, depois de alguns alongamentos (e, só acho, outros tantos estiramentos), fiz uma caminhadinha básica – e ligeira – de uns dois quilômetros com uma corridinha aqui, outra ali. É o que aguento. Por enquanto.

Vamos ver quanto tempo vai levar para colocar este enferrujado tanque de guerra em dia. Espero, sinceramente, que não muito. E sugiro que vocês comecem a se coçar desde já.

Heh… É bem como disse o bom e velho Ao Mirante Nelson, ainda ontem: “A única certeza: 2017 será um ano ímpar.”

E, no mais, manter o foco. Se Rocky conseguiu, não tem motivo para que eu também não o consiga… 😉

 

1 thought on “Que venha 2017!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *