Tenho paulatinamente lido os tópicos antigos da lista de discussão lá do Opala.com, da qual participo. Já foram quase 600 tópicos – com diversos e-mails relacionados a cada um – e ainda tenho mais de 2.000 pela frente até chegar na data em que comecei a participar (sim, sou taurino, turrão, teimoso e não desisto NUNCA).
Mas em tempos de medição de consumo de combustível uma coisa me chamou a atenção: a opinião geral e globalizada de que um determinado módulo de ignição melhora – e MUITO – o desempenho geral do motor. Tanto em termos de consumo quanto de potência. Não sei se de lá para cá já houve alguma evolução desse “kit”, pois os tópicos referem-se a maio do ano passado.
Estamos falando da ignição MSD-6AL, sendo que a recomendação é que não se deve poupar nessa hora e fazer o serviço completo, envolvendo o próprio módulo, bobina e cabos de vela. Algo em torno de oitocentos contos!
Mas estive vendo algumas ofertas atuais no Mercado Livre e esse preço é até mesmo superior, de modo que, talvez, diretamente nas casas especializadas a tendência seria cair um pouco – e, quem sabe, parcelar a perder de vista…
Vou continuar acompanhando outros tópicos sobre o mesmo assunto para me certificar do verdadeiro ganho em economia, pois se realmente estiver a altura dos comentários parece que vale a pena esse investimento. Eis uma descrição básica tirada lá do Garage34® Store:
“Mais potência devido a uma combustão completa.
A ignição MSD-6AL proporciona uma completa combustão para seu veículo proporcionando melhores arrancadas, melhores partidas, mais potência e mais economia de combustível. É perfeita para a pista ou rua. Sua poderosa capacidade de descarga garante uma queima completa da mistura ar-combustível. Sua função de limitar os RPMs em determinados giros pré-estabelecidos através de um pequeno chip inserido em um local apropriado protege o motor, evitando sua quebra por RPM elevado. Este sistema funciona da seguinte maneira: Quando o giro do motor ultrapassa aquele pré-estabelecido pelo chip inserido no módulo, as faíscas serão cortadas em determinados cilindros e em outro ciclo, estes cilindros que tiveram as faíscas cortadas, receberão novamente as faíscas e outros deixarão de recebê-las. O resultado dessa operação é um corte de potência suave e constante, evitando os contra-golpes no motor e estouros no carburador.“