FASE V
INSTALANDO PROGRAMAS BÁSICOS
01. Comecemos com um anti-vírus. Acesse a Internet e baixe o programa Antivir – bom, gratuito, eficiente e – principalmente – leve. As atualizações são automáticas. Permita-o que se atualize (update) assim que concluir a instalação.
02. Um bom (e leve) navegador de Internet é indispensável. Fique com o Firefox. Disponível para download no site Mozilla. Detalhe interessante: se você tem necessidade de utilização da chamada “máquina virtual” (como, por exemplo, no site do Banco do Brasil), acesse http://www.java.com e faça o download da última versão do Java. Normalmente o próprio site já indica qual a versão recomendada para a máquina.
03. Para que fiquemos com um programa gerenciador de e-mails eficiente, que, dentre outras vantagens, consegue identificar automaticamente spams, basta optar pelo Thunderbird. Também no site Mozilla.
04. Outro programa da mesma família que ajuda bastante para transferência de arquivos via FTP: o FileZilla. Ótimo para subir arquivos para seu site ou blog.
05. BrOffice. Sim, isso mesmo. Apesar das (amplas) críticas, não trabalhamos com MS-Office. O BrOffice tem TUDO (e mais um pouco) que existe no parceiro conjugado do Windows, processa exatamente os mesmos textos e formatos do outro (entretanto pode ser necessária alguma configuração para salvar arquivos) e ocupa um espaço imensamente MENOR em seu computador. Já, há anos, venho usando-o – tanto no ambiente Windows quanto no Linux.
06. E um bom programa para que se possa ler arquivos em PDF é o Foxit Reader. “Tá, mas por que não o Acrobat Reader?” – alguém poderia perguntar. Bem, o Foxit tem pouco mais de 3Mb. Se não me engano o Acrobat, em sua última versão, já ultrapassava os 23Mb! Fora a demora para inicializar. Vai por mim: o Foxit é leve, rápido e cumpre muito bem com seu papel.
07. Quase ia me esquecendo! O GIMP! Excelente programa para trabalhar imagens, com recursos dignos de um fótoxópi da vida…
08. Agora já é um programa específico para minhas demandas. Sempre preciso visualizar arquivos DWG (criados, normalmente, no AutoCad) – mas não necessariamente preciso editá-los. Um bom visualizador é o Free DWG Viewer. Em sua última versão possui recursos excelentes.
09. Outro específico para minhas pesquisas: o GenoPro. Um programa para construção de genogramas em árvores genealógicas. Procure pela versão 1.6, pois as mais atuais possuem limitações de tempo e tamanho de arquivos.
10. Para leitura de gibis no computador (quadrinhos digitalizados nos formatos CBZ ou CBR – como já expliquei aqui) o programa Quivi é o recomendado. Já fiz diversos testes com diversos programas e esse foi o que achei melhorzinho.
Acho que deu para perceberem que todos os programas que citei acima estão disponíveis para download gratuito na Internet. E quando falo gratuito é gratuito mesmo, ou seja, não são programas piratas, crackeados, shareware, trial, nem nada disso. Na realidade são total e plenamente funcionais para o dia-a-dia.
Com essas últimas instalações, de um espaço total de 3,71 GB, temos 1,83 GB ocupados pelo sistema e 1,87 GB livres. Com a concentração dos arquivos no cartão SD, ainda sobra MUITO espaço para instalação de mais alguns programas específicos para as necessidades de cada um.
Aliás, este post poderá ser atualizado na medida em que eu lembrar de novos programas a instalar, ok?
E assim, cinco fases e noventa e oito passos depois, seu EEE-PC está devidamente otimizado para utilização do Windows XP…