Fire Rainbow

“O arco-íris de fogo (fire rainbow) é um dos fenômenos meteorológicos mais raros e bonitos da natureza.”

Concordo.

Tive a oportunidade de que um “arco-íris de fogo” tenha passado pela minha vida. Realmente é um fenômeno tão raro quanto empolgante… Depende, antes de mais nada, de você estar no lugar certo na hora certa. E, mais: existem diversos fatores – talvez até improváveis – que devem estar sincronizados e combinados de uma maneira tal que permita que tal situação exista! Foi realmente uma sensação única poder estar diante dessa presença e curtir muito de seus detalhes…

Bem, a explicação técnica diz que nesse tipo de fenômeno “com aparência similar a um arco-íris horizontal, a refração da luz ocorre dentro dos cristais de gelo encontrados em nuvens cirrus. (…) Esse é um fenômeno muito raro dado a quantidade de fatores que precisam ser combinados para ele acontecer. O Sol precisa estar bem alto (pelo menos 58° acima da linha do horizonte), a presença de nuvens cirrus também é imprescindível e os cristais de gelo das nuvens têm de estar todos alinhados horizontalmente. / A luz que entra nos cristais é separada num espectro de cores, como num prisma, dando a impressão de que toda a nuvem é um arco-íris em chamas.”

Mas, como qualquer grande fenômeno da natureza, apesar de seu encanto, foi passageiro e, diria até, fugaz… Com certeza deverá continuar a se manifestar em outras paragens, mostrando toda sua exuberância contida e, provavelmente, proporcionando uma saudável sensação de paz. Isso porque,  até mesmo pela distância que mantém deste nosso mundinho, não é da natureza do arco-íris causar estragos – ao contrário de nós, pequenos mortais imersos em nossas questiúnculas do dia a dia. Percebo agora o quão privilegiado fui de estar em sua presença e quão tolo fui de não parar, descer do veículo, e simplesmente curtir, me dar ao luxo de me perder em todos seus detalhes enquanto estava por ali…

Paciência.

Assim é a vida.

O verdadeiro ponto a se destacar é a necessidade de sempre tentar manter a capacidade de olhar adiante. Olhar pra frente e procurar não deixar passar despercebidos os arco-íris que surjam em nossas vidas. E, enquanto em sua presença, absorver cada detalhe cada segundo que for possível. Pois nunca saberemos quanto tempo isso irá durar…

Mas esse arco-íris em especial passou.

E, como já disse – e como é de sua natureza -, não volta mais.

Adeus, Fire Rainbow…