Recortei-e-colei daqui. Os motivos estão lá…
1. Uma história deve realizar algo e chegar em algum lugar.
2. Os episódios de uma história devem ser partes necessárias dessa trama, e devem ajudar a desenvolvê-la.
3. Os personagens de uma história têm que estar vivos, exceto no caso em que sejam cadáveres. Nesse caso, o leitor precisa conseguir dizer a diferença entre os cadáveres e os vivos.
4. Os personagens de uma história, mortos ou vivos, devem ter uma boa desculpa para estarem ali.
5. Quando os personagens de uma história iniciam uma conversa, os diálogos devem soar como algo que seria dito por um ser humano naquelas circunstâncias, e ter um significado e um objetivo que possam ser descobertos, além de exibir relevância e se manter na vizinhança do assunto em questão. Tudo que for dito deve ser interessante para o leitor, ajudar a história, e parar quando as pessoas não tiverem mais nada pra dizer.
6. Quando o autor descreve a personalidade de um personagem em uma história, a conduta e os diálogos daquele personagem devem justificar tal descrição.
7. Quando um personagem fala como uma pessoa culta, educada, fina no início de um parágrafo, não deve falar como um menestrel negro (nota: personagens típicos do teatro popular dos meados dos anos 1800).
8. O leitor deve ser poupado de situações e personagens grosseiramente estúpidos com a desculpa do “ofício do marceneiro, a delicada arte da floresta” vindo do autor ou muito menos dos personagens da história.
9. O personagem de uma história deve ser confinado às possibilidades e deixar os milagres de lado; ou, no caso de serem beneficiados por um milagre, o autor deve tentar, de uma forma plausível, fazer as coisas parecerem possíveis e razoáveis.
10. O autor deve fazer o leitor sentir um interesse profundo pelos personagens de sua história. E também pelo destino que eles terão. O leitor deve amar as pessoas boas e odiar as ruins.
11. Os personagens devem ser tão claramente definidos que o leitor seria capaz de dizer antecipadamente o que cada um fará em uma emergência.
12. Diga o que ele se propõe a dizer, não chegue apenas perto.
13. Use a palavra certa, em vez de seu primo em segundo grau.
14. Fique longe dos excessos.
15. Não omita detalhes necessários.
16. Evite bagunçar a forma do texto.
17. Faça uso da gramática correta.
18. Tenha um estilo simples e direto.