Li essa lá no Tecnoblog:
Péssima notícia para quem era heavy-user do Google Reader. Mesmo depois de todas as modificações que o Google realizou nele em favor do Google+, o serviço será oficialmente encerrado no dia 1º de julho.
A informação veio direto do blog do Google Reader, em um post publicado hoje [ontem]. Com um texto curto e sem dar maiores explicações, a equipe avisa que o serviço sairá do ar, já que o uso diminuiu muito ao longo dos anos, e não valia mais a pena mantê-lo. “Como uma empresa, estamos destinando toda a nossa energia a menos produtos. Achamos que esse tipo de foco gerará uma melhor experiência de usuário”, diz o post.
Todos os usuários da ferramenta têm até o dia 1º de julho para encontrar uma alternativa e se mudar. Nesse dia, o plugue dos servidores será finalmente retirado da tomada, e quem não fez backup de tudo e migrou para outro serviço, perderá tudo. Simples assim.
O Google Reader era uma ótima ferramenta para leitura de feeds RSS e outros recursos, um grande facilitador na tarefa diária de procurar informações ou simplesmente ver imagens engraçadas. Do ponto de vista técnico, é fácil de entender o motivo do encerramento (dificilmente um serviço como esse é rentável), mas ainda assim ele vai deixar saudades em muitos usuários.
O backup do seu Google Reader pode ser feito pelo Google Takeout. Aguardem, em breve, uma matéria do Tecnoblog com alternativas ao Google Reader.
De minha parte não encontrei (ainda) uma nova ferramenta para utilização online. Por isso, ao menos nesse meio tempo, resolvi utilizar o RSS Owl – por três motivos: primeiro, porque é gratuito; segundo, possui versões tanto para Windows quanto Linux e mesmo outros sistemas; terceiro, é portável (posso instalar no meu pendrive e executá-lo onde estiver); e quarto – last but not least – seu símbolo é uma simpática corujinha!
Só pra lembrar: em Hogwarts as notícias sempre eram trazidas por corujas…
Enfim, baixei, instalei e – surpresa! – ele já possui opção de importar toda a configuração diretamente do Google Reader!
Aliás, já fica a dica: o visual no mesmo estilo do agonizante Reader é o Newspaper. Caso queira, basta selecioná-lo acessando a barra de ferramentas View -> Layout -> Newspaper.
Altamente customizável (sim, sei que tem gente que detesta essa palavra), já começou bem, essa avezinha…