E este é o Opala 79 do virtual amigo “J” (sim, ele prefere ser chamado dessa maneira – mesmo no e-mail).
Já teve o som turbinado de um Fiat Elba 93 – removido em virtude do falecimento desse carro após um selvagem ataque de uma árvore de rua – mas que o alternador original do Opala não deu conta, pediu arrego.
Trata-se de um quatro cilindros, com uns podrinhos perdidos na lataria, uma ligeira goteira no tanque de combustível e, talvez, com motor arriando (babando óleo por todo lado). Mas – experiência própria – quem tiver um Opala, um carro com seus bem mais de 20 anos, e que nunca tenha tido nenhum perrengue, que atire o primeiro motor de seis cilindros (fique fora disso, Supergirl!). Infelizmente são carros muito judiados pela falta de manutenção e descaso de seus donos. Qualquer um que pegue um veículo assim, ressalvadas raríssimas exceções, SEMPRE vai ter algo a fazer.
Mesmo assim, de um modo geral, esse 79 tá bem garboso!
E atenção para os detalhes! Não tem como não perceber o jogo de rodas estrelas de malta – obtidas recentemente a preço irrisório no Mercado Livre (caboclo sortudo) bem como os bancos do Civic 2007. Sobre estes, nas palavras do J: o banco do Civic 2007, além de ser muito bonito, confortável e passar muita segurança, trabalha com o sistema de alavanca e mola para regulagem da inclinação do encosto. Isso lhe confere uma agilidade muito superior ao do Vectra 2007, que ainda usa aquela roldana, tal qual o banco original do Opala – pelo menos o meu era assim. Então, quando você vai dar carona para alguém, com o banco do Civic, você apenas puxa ele para frente, puxa a alavanca e inclina o banco para frente, pois ele inclina mais de 30º para frente. Já o do Vectra você se obriga a puxar o banco, e depois girar a roldana até que haja espaço suficiente para o passageiro entrar.
Bem, por fim, cabe ressaltar que todos os documentos desse carro também estão em dia, ainda que após muita dor de cabeça e algumas situações extremas no que diz respeito aos limites da paciência de um ser humano. Mesmo que o comentário (e este próprio post) sejam um tanto quanto extemporâneos face os últimos acontecimentos, é bom que saibam que o J, recente bacharel e futuro doutor adEvogado de direito jurídico, tem muita sorte em ter um carro de uma tão fina safra quanto foi a de 79…
😉