Apesar de eu mesmo já ter feito isso nos meus Opalas – na realidade, o contrário, de 6 para 4, eis que o “monstro” (também conhecido como motor de seis cilindros) continua no chão da garagem de casa aguardando sua deixa – eis um roteiro básico vindo lá do blog Opala 77, de autoria do Davi:
Pessoal, postei que a mecânica foi mudada mas não postei como foi feito.
Agora segue o roteirinho básico:
Passo 1 – Como está o registro do seu motor 4 cil.
Verifique com qualquer despachante se o seu Opala está com motor cadastrado no detran, veiculos antes de 1990 não tinham este registro feito no momento da fabricação. se houver motor registrado em seu veiculo ( no caso o 4 cil) você terá uma dor de cabeça terrivel para mudá-lo com taxas e vistorias intermináveis, consulte o site do detran e verifique a legislação vigente que muda sempre.
Se o seu veiculo nao tem motor cadastrado , parabéns. passo 2.
Passo 2 – Como está o registro do seu motor 6 cil.
Primeira coisa a fazer é verificar se o motor que você está comprando tem procedência legal, ou seja, verifique se existe registro no detran para este motor, se houver registro no detran para outro carro e este carro tiver alguma queixa de roubo, você vai em cana por receptação de motor roubado, portanto atente-se.
Segunda coisa é verificar se o motor tem nota fiscal, Se não houver nota fiscal (como em alguns desmanches por ai) verifique se ele não esta cadastrado em nenhum carro.
Se tudo estiver OK, parabens, passo 3.
Passo 3 – Você terá que fazer algumas adaptações no cofre, bem sensíveis, mas você vai precisar de um funileiro (que merda).
Radiador:
Para os modelos pré 1974 (antigos) você terá que fazer um pequeno recorte na barra antes do radiador porque senão fica muito apertado o motor, terá que cortar os suportes do radiador do 4 cilindros, não jogue fora pq o funileiro usa esses suportes para cortar fazer novos suportes de 6 cilindros.
Nos modelos > 1975 ( como o meu 1977), foi necessário cortar a base inferior do radiador (uma chapinha maldita que se nao cortar pega na polia do virabrequim), os suportes superiores também tem que cortar fora e reaproveitar.
Vá atrás de um radiador de 6 cilindros, não recomendo comprar de desmanche pq vem todo detonado, vá em uma casa de radiadores e pegue um zero bala (recondicionado). é meio salgado mas vale a pena (em torno de 250 reais).
Passo 4 – Agregado de Suspensão:
Vá atrás do maldito agregado, um troço enorme, pesado pra diabo. comprei num desmanche e mandei “gabaritar”, pq senao a suspensao fica um lixo depois e não da alinhamento. paguei uns 120 paus no agregado e 80 pra gabaritar.
As bandejas do 4 cil servem , assim como as molas, se manter as molas do 4 cilindros fica rebaixado por default, mas comprar molas do 6 cilindros e cortar um elo fica melhor.
Passo 5 – Travessa do Cambio:
Essa travessa é o pulo do gato, basta inverter os parafusos dela que o cambio fica certinho no lugar, como o motor e maior, o cambio vai pra tras um pouco, mas nao precisa mexer em tunel nada.
O meu cambio é o clec clec (vareta) nao sei como fica para os cambios novos (ré pra frente).
Como você deve imaginar, o cambio do 4 cilindros no motor 6 cilindros fica um pouco amarrado, mas nem tanto, se o cambio estiver meio baleado, vai quebrar!, recomendo fazer uma revisão do cambio antes.
Passo 6 – Diferencial e cardan:
Isto é o mais incômodo, o cardan tem que ser cortado uns 4 dedos e balanceado (qualquer oficina de cardan de caminhao faz isso), o diferencial recomendo trocar, pq a relacao do 4 cil é mais curta e o carro nao passa de 100 KM /h, forçando o motor, mas fica forte feito um cavalo.
Os diferenciais de 4 cil são da marca braseixos e tem a fama de ser uma porcaria, fama comprovada. andando com esse diferencial e 6 cilindros, começa a roncar até finalmente explodir, troque por um de 6 cilindros, terá duas marcas (DANA ou Braseixos) o dana é animal, a toda prova, o braseixos quebra um galho.
Passo 7 – Pisar Forte e aproveitar
O motor 6 cilindros do Opala é um mito brasileiro, torque e ronco inigualável (V8 é foda vai, mas o 6 cilindros faz bonito pra cacete).
A primeira volta é emocionante e você nunca mais vai querer andar de Palio, Uno, Celta e derivados, vai se sentir um retardado acelerando mais do que deve até sentir a segunda emoção, Tentar freiar a barca, vai sentir a frente baixando até o chão e nada de parar!.
Boa Sorte!