Dois meses depois…

Exatos dois meses depois das últimas notícias reformísticas (como podem ver aqui), eis que – FINALMENTE – começamos a retomar nossas atividades. Por todas as razões já explicadas não creio que venhamos a ter o mesmo “ritmo” de antes, mas, bem, vamos indo…

Já no reduto – também conhecido como “minha garagem” (a qual, diga-se de passagem, tá precisando de uma boa pintura) – eis o carro todo montado, após a travessia da cidade sem nenhum percalço.

Lembram-se que foi preciso “encolher” os pára-lamas? Por essa foto dá pra ficar bem claro que o alinhamento está pra lá de perfeito…

Aqui o detalhe do pára-lama direito, com o mínimo de massa – só o suficiente para encobrir a solda que foi feita.

Mesma medida adotada com o pára-lama esquerdo. Lembro (dolorosamente) que ainda será necessário escovar e lixar a parte interna do bichinho, ali onde vai a parte do pisca-pisca.

A lateral destruída pelos Klingons já não apresenta maiores percalços…

E uma olhada “de riba” (de cima), também ressaltando o alinhamento do porta-malas e o cuidado com toda a volta da parte onde vai o vidro traseiro.

O curioso é que a impressão que fica é que com o carro estando em casa seria mais fácil e mais rápido dar continuidade à reforma. Ledo engano. Com os horários malucos de trabalho que tenho nem sempre chego com disposição o suficiente para “atacar” o danado. Enquanto estava na casa de meu pai, até por uma questão moral (também chamado de vergonha na cara) , era imprescindível minha presença lá.

Já agora tenho que procurar dar o máximo de mim para não desandar a reforma…

Mas eu me mordo de ciúmes…

Tem um motivo muito básico para meu atraso nas novas investidas reformísticas do Opala. E não estou falando só da falta de tempo.

Ciúmes.

Exato.

De quem com relação a quê?

Da Dona Patroa, é lógico. O mantra usualmente alardeado por ela é algo do tipo: “Você só pensa nesse carro, fica o tempo todo mexendo nele!”

Quem dentre vocês opaleiros nunca passou por isso que atire a primeira gravatinha da Chevrolet.

O segredo para resolver isso? Paciência. Amor. Paciência. Carinho. Paciência. Diálogo, muito diálogo. Paciência. Um tanto de persuasão. E, sobretudo, paciência.

Acho que jamais contarei com o total apoio dela (pelo menos não enquanto o carro não estiver pronto), mas pelo menos ela já não se posiciona mais contra.

Ainda bem que tenho três aliados nessa empreitada: meus filhotes, de três, cinco e oito anos. Eles não veem a hora em que o “carro do papai” vai ficar pronto.

Assim como eu, diga-se de passagem…

Desse modo, neste final de semana voltaremos à ativa!

Contando causos

SIM, eu sei que ando ausente. NÃO, eu não estou enrolando vocês. Até porque não teria sentido montar um blog desses somente para “passar a conversa” nos leitores, certo? Não ganho absolutamente nada com isso.

O negócio é que TODOS OS DIAS quando entro na minha garagem e vejo o pobre do Opala ali, me esperando, e me dá uma pontada doída no coração. E o tempo passa mais depressa do que imaginamos, pois já estamos em meados de outubro, ou seja, já tem quase dois meses que voltamos para casa e ainda não fiz NADA no coitado…

Bem, paciência. Eu sabia desde o início que não era só questão de dinheiro (o que não tenho) mas também de tempo (que tenho menos ainda que dinheiro).

Mas, no máximo, no início de novembro eu consigo retomar minhas atividades opalísticas.

Enquanto isso, senta que lá vem história

Coloquei aí do lado, na seção Jogado no Assoalho, o texto denominado Opel – As origens do Opala, copiado descaradamente da revista Opala & Cia nº 1. Enquanto aguardam os próximos capítulos da saga do Projeto 676, deliciem-se com esse texto histórico, reparando no porquê dos nomes dados aos veículos à época e sua similaridade com os daqui do Brasil.

Orçamento do Opala

Até agora: R$4.669,89

DATA CATEGORIA ITEM VALOR
17/01/07 Opala 1979 3.000,00
22/01/07 Peças Bomba de Combustível 62,16
23/01/07 Peças Jogo de velas 30,00
27/01/07 Peças Fusíveis 1,00
27/01/07 Mat. Consumo Estopas 11,00
27/01/07 Peças Dois jogos completos de fusíveis 5,00
31/01/07 Peças Avanço 41,57
31/01/07 Peças Condensador 4,00
31/01/07 Peças Tampa do distribuidor 8,76
31/01/07 Peças Rotor 5,73
03/02/07 Peças Parafusos para a tampa do distribuidor 0,25
25/02/07 Peças Usadas Banco – lado do motorista 40,00
25/02/07 Peças Usadas Conjunto de espelho e retrovisor + par de quebra-sol 30,00
27/03/07 Peças Cilindro de ignição com chaves 23,90
27/03/07 Peças Chave direcional GM (chave de seta) 59,30
27/03/07 Peças Relampejador preto (alavanca de seta) 14,30
27/03/07 Peças Caixa de fusíveis 9 polos 19,90
27/03/07 Peças Usadas Pneu para o estepe 40,00
03/04/07 Mão-de-Obra Conserto do conjunto de seta (auto-elétrica do Paulinho) 35,00
03/04/07 Peças Pára-choque traseiro 54,72
03/04/07 Peças Suportes do pára-choque traseiro 33,00
03/04/07 Peças + MDO Válvula do estepe 5,00
11/04/07 Mão-de-Obra Troca de caixa de fusíveis, revisão das lanternas, etc (auto-elétrica do Paulinho 40,00
09/05/07 Peças Interruptores de porta 3,80
09/05/07 Peças Caixa de estepe 45,00
09/05/07 Peças Usadas Caixa de ar 30,00
09/05/07 Peças Usadas Máquina do vidro traseiro – LE 20,00
16/05/07 Peças Remendo Lateral Traseiro LD 13,00
16/05/07 Peças Remendo Lateral Traseiro LE 13,00
02/06/07 Mat. Consumo Lixas P-60 7,00
07/07/07 Mat. Consumo Lixas P-60 (10 folhas) 15,00
10/07/07 Mat. Consumo Varetas de solda fina e grossa (1/2kg de cada) 6,00
14/07/07 Mat. Consumo Lixas circulares (2 folhas) 4,00
01/09/07 Mat. Consumo Tinta de fundo, 5 lixas 50, 5 lixas 60, pincel 28,50
02/09/07 Mat. Consumo 5kg de varetas de solda, aluguel de vários tubos de oxigênio e de acetileno reembolso ao Seu Bento) 920,00

Última atualização em 02/10/2007

Colocando na ponta do lápis

Sim, eu sei que tenho andado meio sumido, mas – como sempre – meu trabalho tem exigido muito de mim. E a tendência é só piorar…

Como tenho chegado em casa bem tarde acaba ficando difícil ter ânimo para entrar no esquema de trabalho pesado eu vou sempre deixando “para o dia seguinte”. Mas, sou taurino, teimoso, turrão, brasileiro E NÃO DESISTO NUNCA!!!

😀

Assim, enquanto não voltamos completamente à ativa e como uma burocraciazinha básica sempre é necessária, resolvi dar uma acertada num lado em que não temos falado muito por aqui. Ou melhor, NADA. Quanto está saindo essa brincadeira?

Afinal, tudo na vida tem limites. Inclusive o cheque especial…

Procurando não deixar nada de fora montei uma planilhazinha para computar todos os meus gastos com o Opala e – ressalvados itens como combustível, óleo e afins – fui colocando absolutamente tudo que já paguei nessa reforma. Por enquanto temos as categorias Peças, Peças Usadas, Mão-de-Obra, Peças + Mão-de-Obra e Material de Consumo. Nesse último item entram aqueles gastos até bestas mas que, se somados, podem ter um valor significativo no final. Coisas como estopas, lixas, tinta, etc.

Pois bem, montei a tal da planilha no BrOffice.Calc (não trabalhamos com Micro$oft) e usando um editorzinho básico de HTML (Kompozer) montei uma página que irei atualizando conforme se dêem os novos gastos.

Essa página com o orçamento está bem aí do lado na “janelinha” Quanto gastei? sob o título Orçamento do Opala.

E, doravante, vamos somando. Só quero ver onde é que vai parar esse valor…

Para os mecânicos de fim-de-semana (como eu)

Fuçando na Internet para pegar algumas definições me deparei com um link bastante interessante. Não sei de onde o caboclo puxou boa parte das informações (principalmente aquelas constantes nas “imagens explodidas”), mas – apesar de alguns errinhos básicos de português – dá pra se divertir (e aprender) bastante com o site. Trata-se da Bíblia do Carro, conforme descrito pelos autores:

O portal Oficina e Cia juntamente com o Carro e Cia, tem o prazer de apresentar mais um site voltado a você, que é apaixonado por automóvel. “Bíblia do Carro” é o endereço onde você encontrará o livro eletrônico “Como Funciona”, o mais completo guia sobre automóvel já disponibilizado na Internet! “.

Independente do modelo e da marca do automóvel, “Como Funciona”, explica os princípios do funcionamento do automóvel de uma forma simples e objetiva.

Para compreender facilmente a mecânica de um automóvel, o escritor de “Como Funciona”, dividiu o automóvel em sete grupos: Motor, Transmissão, Freios, Sistema Elétrico, Direção, Suspensão e Carroceria.

Mais tabelas para a coleção

Roda do SS 72 do Shibunga

Bem, como já disse mais de uma vez – e para que não restem dúvidas – minha intenção não é necessariamente uma restauração, mas sim uma reforma do carro.

Não pretendo alterar (muito) suas características básicas, mas há que se ter algum conforto bem como melhorar sua estética de acordo com os conceitos de beleza que tenho em mente. Por exemplo: sou fã incondicional da linha SS dos Opalas, e, ainda que este não seja necessariamente um representante original da categoria, por que não deixá-lo no mesmo estilo?

E uma das coisas que tem um quê de maravilhoso no SS é o desenho de suas rodas. Sei que existem variações e muitas sequer vieram de fábrica, mas no devido tempo é uma das coisas que pretendo trocar.

Com receio de que pudesse haver algum “equívoco” quando dessa futura troca, desde já tenho tentado me prevenir estudando um pouco sobre o assunto. Dessa forma encontrei uma tabela bem bacaninha, a qual disponibilizei na seção Jogado no Assoalho aí do lado para futura referência. Trata-se de uma tabela de furação de roda, que pode vir a ser bastante útil tanto para mim quanto para os demais aficionados…