Passeando logo cedo lá pelo blog da Cláudia, num comentário de um post pesquei o endereço do Desencannes, um site que traz “As pérolas da propaganda que não chegam nem ao atendimento”. Ri muito. Mesmo. Caso passem por lá, não deixem de escutar os slogans. Aumentem o som e divirtam-se!
Veja quem são eles, segundo seu próprio “Manifesto”:
Durante o processo de criação de uma campanha, muitas vezes acabam surgindo idéias absurdas que nunca foram e nunca poderiam ser veiculadas. Imagine quantas dessas peças já foram criadas e ninguém nunca as viu. No Desencannes, são essas as peças que valem. Um espaço para exposição de idéias que na maior parte das vezes ficam restritas aos criativos da agência.
Aqui, ninguém julga se a peça funcionaria. O que vale é o humor inteligente, a sacadinha, a propaganda impublicável. Pode-se criar, comentar, discordar, defender. Mas o que importa é a idéia pela idéia. Um lugar onde as peças mais extravagantes são premiadas, e concursos com briefings de produtos imaginários são constantes, para o livre exercício da criação. É a fantasia do “Já pensou se sai uma campanha assim?”.
Isso é o Desencannes. A propaganda que não existe. Imaginária. Engraçada. Absurda. Sem compromisso. A publicidade fazendo humor de si mesma. Para brincar e se divertir.
Em tempo: eu já tinha terminado de escrever este post e voltei lá pra dar uma olhada em outras pérolas. Na categoria “Pérolas da Internet” tinha uma da Daslu que achei o máximo. Cliquei e, pela janela que abriu, primeiro achei que tinha dado erro. Mas depois, lendo direito a “mensagem de erro” eu percebi que não. Segue um instantâneo pra que entendam…