Já há algum tempo, lá na lista sobre Opalas da qual participo, um caboclo perguntou quantos cavalos teria o Opala dele – um seis cilindros 86 a álcool. De uma maneira “única” o Márcio Maia (vulgo MM) deu uma pequena aula sobre esse tema, referindo-se a um motor 4.1 (uma vez que o 2.5 tem cerca de 18 kgfm).
O motor a combustão não produz potência, produz força, torque no eixo de saida, e esse torque é multiplicado pela rotação e obtem-se a potência.
Uma das caracteristicas dos motores grandes, com alta litragem, é a produção de torque e ter limitações de giro devido aos grandes pesos dos conjuntos.
Potência para mim é bosta, medida burra pra consumidor idiota.
Por isso que vendem os 1.0 “mais potentes da categoria” com 70 cavalos – o que eles não falam é que o motorzinho oferece 9,0 kgfm de torque somente em 4.000 RPM (sendo que em um motor de opala temos quase 30 kgfm de torque em 2000 RPM).
E pior, o que me deixa mais puto, 1.6 flex automático (Peugeot)… com torque de 11 kgfm a 4200 RPM… pelo amor de Deus essa merda não deve trocar marcha em uma subida de serra.
Nesse momento deve surgir na mente do consumidor que câmbio automático é uma merda mesmo !!!
Depois vocês acham ruim que um carro destes (Opala) tenham consumo na faixa de 7km/l… Por favor !!!
Bem… Respondendo… rs
Teu motor deve ter aproximandamente uns 100 cv de potência, mas continua com os quase 30 kgfm de torque a 2000 RPM.
MM