Potência X Torque

Já há algum tempo, lá na lista sobre Opalas da qual participo, um caboclo perguntou quantos cavalos teria o Opala dele – um seis cilindros 86 a álcool. De uma maneira “única” o Márcio Maia (vulgo MM) deu uma pequena aula sobre esse tema, referindo-se a um motor 4.1 (uma vez que o 2.5 tem cerca de 18 kgfm).

O motor a combustão não produz potência, produz força, torque no eixo de saida, e esse torque é multiplicado pela rotação e obtem-se a potência.

Uma das caracteristicas dos motores grandes, com alta litragem, é a produção de torque e ter limitações de giro devido aos grandes pesos dos conjuntos.

Potência para mim é bosta, medida burra pra consumidor idiota.

Por isso que vendem os 1.0 “mais potentes da categoria” com 70 cavalos – o que eles não falam é que o motorzinho oferece 9,0 kgfm de torque somente em 4.000 RPM (sendo que em um motor de opala temos quase 30 kgfm de torque em 2000 RPM).

E pior, o que me deixa mais puto, 1.6 flex automático (Peugeot)… com torque de 11 kgfm a 4200 RPM… pelo amor de Deus essa merda não deve trocar marcha em uma subida de serra.

Nesse momento deve surgir na mente do consumidor que câmbio automático é uma merda mesmo !!!

Depois vocês acham ruim que um carro destes (Opala) tenham consumo na faixa de 7km/l… Por favor !!!

Bem… Respondendo… rs

Teu motor deve ter aproximandamente uns 100 cv de potência, mas continua com os quase 30 kgfm de torque a 2000 RPM.

MM

9 comentários em “Potência X Torque”

  1. Ola Adauto, tudo bem ?
    Leio seu blog ja faz 1 mes, muito interessante, engraçado e também informativo.

    É a primeira vez que comento aqui, e gostaria de falar sobre esse texto que você pegou sobre potencia.

    O que adianta se ter tanto torque no motor, se o que se quer é velocidade ? E outra situação de quando se precisa de torque “força”, mas se tem bastante potencia ?
    O que estou tentando dizer é o seguinte, um carro de formula 1 tem bastante potencia porque ? Porque se quer velocidade e não interessa força nesse caso, e caminhões, tem um torque enorme, mas se tem pouca potencia, pois precisa puxar cargas e não se interessa muito a velocidade.
    Isso é o que eu entendo da diferença dos dois.
    Eu tenho um Opala 89 4.1 a alcool, porque ? Porque gosto de passear de fim de semana, sentir a força do motor e subir uma ladeira sem “suar frio”.
    Mas durante a semana uso um Palio 1.0, porque ? Porque vou trabalhar, quero economia, ando 80% do trajeto na estrada e o carro anda a 120,130km/h com economia, mas isso é o que importa para mim nessa hora.
    Um abraço e boa sorte na recuperação do Opalão.

  2. Olá, Bruno! Zuzo bem?

    Eu entendi bem o que você quis dizer. Perto de casa, como caminho para o trabalho, existe uma bela duma ladeira que tenho que subir todos os dias. Paro numa rotatória, espero o trânsito desafogar e já dou de cara com essa subida. Com o Corsa da Dona Patroa, ou mesmo o Chevettinho que peguei agora, não tem jeito: ainda que se saia com uma boa velocidade e dê para chegar até na quarta, lá pela metade da subida o carro pede uma terceira (e, às vezes, até segunda).

    Já com o Titanic II – ainda em coma – se eu quiser posso até mesmo sair em quarta e assim permanecer até o final da subida. Numa boa. Cortando pela esquerda todo mundo que fica ali trocando marcha…

    E, de fato, poder circular o tempo todo em baixa rotação e, de quando em quando, poder “sentir” a força do motor de um Opala é uma coisa indescritível. Só quem é opaleiro que entende!

    Um abração!

  3. opala tem saida é uma final boa
    é nao se compara uma ultrapassagem com o 4100

    o negocio e que o pessoal e acostumado com carro 1.6 1.4 1.0 que rende conforme embala

    pra curtir nao existe nada melhor que um 4100

    pra economia nao existe nada melhor que um 1.0 1.4 1.6

  4. gostaria de saber porque esse motor com esse torque todo toma pau do ap 1.8 da vw? eu tenho um comodoro 90 4.1s e um voyage sport 95 e o voyage anda muito mais que o comodoro, acho que esse motor tem muita força, mas o ap tem muito mais velocidade.

  5. Estava lendo os coments, não se coloca em questão o fato de o carro ter vaga para 5 passageiros, coloca esse povo num pálio e pega estrada pra ver, no máximo 110km/h e o consumo vai lá pro espaço… Claro que o intuito é andar só e economia de fuel mas, puta que pariu quem anda de opala quer mais que economia, quer conforto, espaço, segurança nas ultrapassagens e por aí vai… É claro que um carro mais leve gasta menos, a lata de extrato de tomate é mais grossa que a desses 1.0, no ano passado um cabra bêbado cacetou minha traseira no farol parado, ele encaixou embaixo, o opala escorregou e saiu… era um VECTRA, acabou com a frente, motor vazou óleo e água e até o parabrisa quebrou, no opala só amassou o parachoque e a saia externa da lataria.
    Um abraço!

  6. não se deve esquecer também do fator peso. pensar que fox, parati, palio weekend, fiorino (a não ser que seja de panificadora e só rode em cidade plana) aguentam bem motor 1.0 é um absurdo. não sei nem como lançaram essas coisas no mercado.
    o motor 1.0 trabalhando numa pressão absurda pode gastar mais até do que o próprio opala, levando infinitamente menos carga.

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