Passos descontinuados

Apesar de não conseguir ser constante no papel de ajudante de meu pai, sempre que vou lá tento me esforçar ao máximo. Na prática ele vem fazendo a maior parte do trabalho sozinho – e eu, lógico, aprendendo MUITO.

Só para se ter uma ideia do nível do caboclo:

Essa é aquela lateral que lhes mostrei outro dia. Já recuperada, com as chapas moldadas e substituídas por outras decentes. Parcialmente limpa, ainda falta acabar de raspar e lixar para que se possa dar o fundo. Porém, mais “descobertas” ainda foram feitas…

Esse é o assoalho, do lado do passageiro. Não teve muita coisa que se aproveitasse, de modo que até mesmo as caixas de ar que passam por fora terão que ser reconstruídas.

Aqui, também do lado do passageiro, temos uma vista externa da situação em que se encontra o canto do pára-brisa.

E aqui temos a parte de trás, próximo ao porta-malas.

Mas algumas coisas não previstas foram curiosas. Se bem que não tem como se prever muita coisa numa reforma desse calibre. É como abrir a Caixa de Pandora. Numa medição externa meu pai ficou encucado, pois alguma coisa no capô não estava batendo. Tinha uma diferença que ele não conseguia identificar. Com muito custo, foi fuçou e encontrou. O lado direito do carro estava 0,5cm (exatamente: meio centímetro) menor que o lado direito. E só em cima. Adivinhem qual foi a solução?

Isso mesmo. Cortamos a lateral, próximo do farol, para que pudéssemos efetuar uma solda com reforço suficiente e “igualar” os dois lados do carro. Mas seria preciso garantir a posição correta do rasgo quando da solda.

Nesse momento entrou em ação esse “extensor”, gentilmente emprestado pelo vizinho funileiro de meu pai, que serve exatamente para situações como essa. É uma barra que possui uma espécie de alavanca com catraca bem no meio e, na medida em que você vai “bombeando” a alavanca, a barra vai se estendendo e empurrando a lataria até o ponto desejado.

Uma vez garantida a posição, precisei deixar a lata na situação em que vocês podem ver aí em cima. Limpa, raspada e lixada, pronta para receber a solda necessária…

3 comentários em “Passos descontinuados”

  1. Adaulto, parabéns pelo trabalho está ficando show de bola o opala. Deixa eu te perguntar, vi que vc teve que mexer na frente do seu Opala, tenho um 76 que foi batido de frente e esta mal lanternado/ funilado. Eu estou o restaurando e gostaria de saber se vc saberia me informar qual é o espaçamento entre o capô-paralama e capô-frente?? Pois vou ter que adotar uma solução parecia com a sua, cortar e resoldar…
    Obrigado!!

  2. Diego, a melhor sugestão que posso lhe dar é que tente fazer um “gabarito” a partir de um outro veículo que nunca tenha sido batido.

    Até onde pude perceber, parece-me ser padrão – mas em casos como este é sempre melhor confiar desconfiando…

    Abração!

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