Sistema de arrefecimento do Opala

Então. Como ando meio puto (pra não dizer MUITO puto) com esse negócio do radiador que não se acerta, independentemente da questão mecanística (relativa ao mecânico – inventei agora!), resolvi dar uma estudada no assunto.

Segundo o Manual do Chevrolet Opala, de Jarbas Portella (disponível aí do lado), “Da energia potencial da gasolina liberada na combustão, apenas 30% são aproveitados pelo motor em condições ideais. Cerca de 45% são expelidos sob a forma de calor pelos gases da combustão e por irradiação das partes aquecidas do motor, 5% em perdas por atrito e 20% do calor são dissipados pelo sistema de arrefecimento, cuja função é manter o motor dentro dos limites ideais de funcionamento.”

Bom, até aí tudo bem.

3 comentários em “Sistema de arrefecimento do Opala”

  1. E ai Adauto
    Radiador?
    É assim mesmo, o do meu tão querido novo velho “lata velha” tá furado agora. Além de outras cositas mas. Tá ancorado na garagem.
    É um 250-S, tá judiado coitado, mas não me assusto fácil. Ainda não terminei de ler todos os posts de seu blog, mas chego lá.
    Um abraço, e ve se não some.

  2. Zuzo bem, Rodrigo?

    Eu fiquei com uma pulga atrás da orelha com esse post…

    É que, na realidade, foi o começo de um post que eu comecei a escrever há um bom tempo, ainda na época do Titanic II (o cupê 76) e deixei de lado pra terminar depois. O WordPress naquela época não tinha o sistema de rascunho, de modo que eu coloquei uma data futura e distante para que, muito antes que chegasse a data, eu revisasse o texto e publicasse o post.

    Bem, a data chegou e foi pro ar sem eu nem saber! 😀

    Mas, ainda que inacabado, não compromete em nada a lógica cronológica do blog – até porque acabei de ter (novamente) problemas com o radiador. Logo, logo conto isso por aqui…

    Abração!

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