Revendo a centelha

E eis que ontem senti o carro meio “estranho”…

A impressão que dava é que um dos cilindros estava falhando. Umas engasgadas meio esquisitas, uma perda de potência, coisas do gênero. Ponto não poderia ser, pois recentemente eu já havia acertado isso. O jeito seria dar uma olhada nas velas. Ou melhor, trocá-las de uma vez.

Aliás, como os cabos de vela que vieram com ele estavam todos encapados com uma esquisitérrima faixa azul, resolvi aproveitar e já trocá-los também.

E, analisando melhor a tampa do distribuidor, vários pontos de zinabre (a “ferrugem” da parte elétrica) já se destacavam em seu interior. Melhor trocar…

Isso sem falar que o rotor também já estava com uma carinha estranha, bem gasto mesmo. É. Troquemo-lo, então.

E CHEGA!

Esse é o kit básico para dar um fôlego ao carro quando a parte elétrica se demonstrar meio desgastada. Velas, cabos, tampa do distribuidor e rotor. Se, após isso, continuasse a demonstrar problemas, então seria necessário fazer uma pesquisa mais a fundo sobre o real problema que estivesse afligindo o carro.

No meu caso específico parece que foi mais que o suficiente.

Fiz a troca hoje de manhã – malditas velas atarraxadas! Com exceção do cilindro nº 5, que estava meio bamba (acho que era ali o problema). Deu um pouco de trabalho para pegar – acho que a bateria, no geral, deve estar meio fraca – mas acabou girando que é uma beleza! Precisei somente acertar a marcha lenta, pois o modelo das velas não era exatamente o mesmo das que estavam instaladas. Não sei dizer se seriam mais “frias” ou mais “quentes”. Mas no final deu tudo certo.

É só questão de rodar e ver se não teremos nenhum perrengue futuro…

Esse é o “kit” que foi retirado do motor. Como, bem ou mal, estava funcionando, vou deixar tudo bem guardadinho para eventuais emergências futuras. Afinal de contas com carros que já passaram dos seus vinte – ou melhor, trinta – anos nunca se sabe!

Eis o danado com seu “kit” novo! Tudo bem firme e bem encaixado!

Aliás, isso me fez lembrar de uma coisa importantíssima: até o momento não coloquei aqui nenhuma foto “de corpo inteiro” do Titanic II! Vou providenciar o quanto antes uma sessão de fotos e compartilhar a visão da barca com vocês! Aguardem…

2 comentários em “Revendo a centelha”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *