Alô vocês, quase quatro ou cinco fiéis que ainda costumam passar por aqui!
Sim, porque, antes de mais nada, o fim da reforma do nosso querido, amado e idolatrado Titanic é sobretudo uma questão de FÉ!
Como eu já havia dito lá em meados de junho (desculpem-me, estou com preguiça de caçar o link desse texto…), a dificuldade para encontrar um câmbio de 5 marchas para um motor de 6 cilindros seria gigantesca. Até porque a linha Opala só foi receber câmbio de 5 marchas no motor de 6 cilindros no ano de 1992 (pra ser bem específico, de janeiro a abril de 92). Ou seja, mosca branca. E de olhos azuis…
Então, a conclusão a que chegamos é que, como eu não pretendo participar de competições de arrancada, nem nada do tipo, o câmbio de 5 marchas do motor de 4 cilindros – se muito bem instalada e ajustada – vai me servir muito bem, obrigado.
Mas mesmo esse, em bom estado, também não é lá muito fácil de encontrar…
Entretanto, na conversa que tive com o Seo Waltair em minha última visita semanal, ele me contou que encontrou um que vale a pena. E, ainda, já vai poder aproveitar e recortar o túnel para também adaptar no Titanic. Não entendeu? Explico. Aquele “coiso” ressaltado que atravessa o Opala de ponta a ponta, bem no meio do assoalho e onde fica a alavanca do câmbio é o chamado “túnel”. Como o câmbio de 5 marchas é mais encorpado, então há que se fazer uma adaptação, recortando o existente e colocando o outro.
Sim, vai dar um trabalho do cão.
Não, esse trabalho ainda não começou.
Vocês sabem que o motivo da demora dessa reforma são basicamente dois: em primeiríssimo lugar é que eu confio cegamente na mão de obra e honestidade do Seo Waltair, e se ele diz que ainda não encontrou a peça certa, então é porque qualquer outra não vale a pena – e, nessa linha, ele está na caça de um funileiro da confiança dele para fazer essa adaptação (o mardito mudou de oficina e não deixou contato); e, em segundíssimo lugar, a grana tá pra lá de curtíssima e eu tô dando nó em pingo d’água pra garantir o pagamento desses serviços. Tá tudo reservado, mas meu banco já deve estar pensando em mandar uns mafiosos atrás de mim…
Enfim, caríssimos, agora que acabou o período eleitoral (vocês ainda se lembram que eu trabalho numa Prefeitura, né?) e ainda que permaneça uma (ridícula) disputa política por conta de um “terceiro turno”, doravante vou poder me dedicar ao menos um bocadinho a mais para a atualização deste nosso cantinho virtual.
Ah, e caso queiram saber um tanto quanto a mais a respeito das doideiras e filosofices deste ancião que vos tecla, recomendo veementemente a leitura do seguinte “best seller” – já com mais de quarenta exemplares vendidos! 😉
Adauto, só uma ideia, será que não seria viável adaptar o cambio do ômega, é de 5 marchas e o motor é o mesmo 6 cil. do opala. Saudações.
E ai Adauto! to aqui na espera! mas vem ca,compensa mesmo fazer todo esse trampo no tunel? o cambio que voce possui nao da certo amigo??
Ricardo, eu e o mecânico chegamos a conversar sobre isso também – a utilização de algum câmbio de algum outro modelo. E, segundo me lembro, ele já havia descartado a utilização desse câmbio em especial, porque mesmo nos próprios Ômegas já havia um largo histórico de quebra. Daí a busca de um original de Opala mesmo. Aliás, mesmo se fosse colocar o do Ômega também teria que ser feita uma adaptação no túnel…
Anderson, o câmbio que eu tenho, apesar de varetado e para o motor de 6 cilindros, funciona direitinho. Só que o bichinho é de 4 marchas, ou seja, quando você está na velocidade máxima, na quarta marcha, a relação é de 1,00:1. Já o câmbio de 5 marchas te dá uma flexibilidade (e economia) melhor, pois na quinta marcha a relação é de 0,84:1, ou seja, desenvolve melhor, anda mais e força menos. Essa experiência tenho com o Cruzador Imperial – meu outro Opala, um Comodoro de 4 cilindros e 5 marchas. E, no caso do Titanic, uma vez que o carro já está todo desmontado, o momento de fazer esse trampo é mesmo agora!
Sempre leio seu blog… acho muito bacana a maneira que escreve, esclarece bastante coisa, e me surpreende a paciência. Sei, queremos fazer algo, que faça extremamente bem feito. E nisso, vc está de parabéns.
Li a sugestão do câmbio do Omega, mas, a adaptação do túnel nem é o “mais” complicado, pois mesmo o Omega tendo um motor 4100, o bloco muda a posição dos parafusos para o cambio, sendo assim, o bloco do Omega é diferente do saudoso 4100 do Opala. E o curioso, é que na Silverado 4100 utiliza bloco igual ao dos Opalas, e no Omega é diferente.
Outro detalhe que confronto é a questão do câmbio 4 marchas ser curto. Bem a culpa não é dele, e sim do diferencial. Se vc usar o cambio 4 marchas e colocar o diferencial 2,79 ou 3,07 (braseixos) a final do carro fica excelente. No entanto, eu possuo um Diplomata 1987/1988 6 cilindro, cambio 4 marchas, Diferencial 3,07 braseixos, e a final dele não deixa a desejar. Já pus 197 km/h (irresponsavelmente, mas quem resiste?) e senti que ia mais….
Enfim, como vc disse que está curto no dinheiro, eu manteria o cambio 4 marchas mesmo e colocaria coroa e pinhão 3,07 e economizaria bastante.
Abraços!!
Thiago, depois de alguns anos dirigindo o Cruzador Imperial (um Comodoro, 4 cilindros e 5 marchas), já tenho certeza de que não conseguirei voltar a me acostumar com as 4 marchas do 6 cilindros do Titanic…
É mais uma questão de conforto que qualquer outra coisa.
Aliás, só pra constar: o que já tenho instalado no Titanic é um diferencial Dana para 6cc 3,07. Contei essa história aqui:
http://www.legal.adv.br/projeto676/20080306/caca-ao-tesouro/ .
Abração, cara!