Fuçando de leve na Internet encontrei o site http://www.opalabh.com, no qual tem um fórum com diversas discussões interessantes. Apenas uma delas deixarei registrada aqui para eventual referência futura…
Segue a dica:
“O problema de bateria dos Opalas é um problema ‘de série’. Na verdade, qualquer bateria com sessenta amperes segura a onda. O ‘x’ da questão é o alternador. Com o original, são 55 amp de carga de alimentação (isso quando ele está bom), e não é suficiente para carregar a bateria, alimentar o sistema de ignição, faróis, som, vidro elétrico… troquem o alternador por um de Santana 2000. Ele carrega 90 amp e adapta como uma luva no suporte original do nosso GM. Custa de R$100,00 a R$200,00 em qualquer ferro velho da Pedro II. Qualquer eletricista faz a adaptação, que consiste em apenas substituir os terminais. Adeus problemas com baterias, sem contar que vai ter carga sobrando para centelhar as velas, e daí sabe-se no que dá.”
Opa, obrigado mesmo pela dica, eu comprei um “opalando” faz menos de 2 meses e quanto mais informações eu recolher, melhor, claro.
Um grande abraço
Atenciosamente,
Nunes
Olha, Nunes, fuçando por aqui você com certeza vai achar algumas dicas – talvez nem todas aproveitáveis… 🙂
Boa sorte com seu novo carro antigo!
Inté!
Adauto, eu estava aqui futucando seu site e me deparei sobre uma historia de um opala de Salvador e gostaria, sendo possível, pegar o e-mail desta pessoa que reformou o opala.
eu sou muito fraco com mecânica e estou aproveitando pra ler e perguntar muito sobre opalas. Não quero ser prejudicado por oficinas que só querem explorar seus “clientes”… agora mesmo tive que consertar o alternador e queriam me cobrar 280,00 reais… sendo que um de Santana pode custar até 200 usado. Isso que 280,00, ainda é o meu e de 60A.. e do Santana 90A.
E muito obrigado por ter montado um site como este!
Blog!
Estou clicando em tudo aqui!
Atenciosamente,
Nunes
Nunes, creio que você deva estar se referindo a esta história aqui.
Bem, antes de mais nada, você já deve ter percebido que, mesmo após cadastrar seu comentário, o e-mail de quem escreveu não aparece, certo? Isso é uma maneira de tentar respeitar a privacidade de cada um…
Assim, não leve a mal, mas não vou lhe passar diretamente o e-mail do Ricardo (o sujeito do Opala de Salvador). ENTRETANTO, acabei de enviar um e-mail para ele – neste caso informando o SEU e-mail – de modo que, se o caso, ele entre em contato com você, ok?
Abração!
Adauto, muito obrigado mesmo!
e, claro que vou respeitar!
você”e esta super certo
saiba que sábado encontrei um senhor de 70 anos, morando em Feira de Santana (BA)
que tem um jogo completo de direcao hidráulica para opala, montadinha e vai me vender por
300,00 nossa fiquei muito contente
ele e especialista em Opalas.
vou lhe mandar fotos do meu carro, espero que goste.
um grande abraço, obrigado pela mensagem
e vou manter contato com você, caso não lhe atrapalhe!
mais uma vez, obrigado e tudo de bom pra ti e seus carros.
atenciosamente
Nunes
Ôpa, Nunes, de boa!
Aliás direção hidráulica também está nos meus planos… Beeeeeem lá pra frente. Mas, ainda assim, nos meus planos…
E não deixe de mandar as fotos que – com certeza – elas vão pro ar por aqui, ok?
Inté!
Um opala 1985 com carburador solez duplo a alcool pode rodar com gasolina???Me ajudem
Anderson, eu particularmente não sei. Mas fica aí a pergunta para quem souber (ou puder) responder…
Tenho um diplomata 86 e estou pensando em trocar o alternador dele por outro mais forte, gostaria de saber se alem de dininuir o tempo de carga da bateria melhora também os farois, limpador de parabrisas, velocidade do ventilador do ar e etc…
Joselito, não sou profundo conhecedor desse assunto (ainda), mas repasso-lhe algumas dicas que fizeram parte de uma discussão lá no Opala.com .
Para essa questão do alternador ideal, o cálculo é simples: a soma do consumo de tudo que se usa junto deve alcançar, no máximo, uns 80% da capacidade do alternador.
Um exemplo, para se ter uma idéia, seria um Opalão andando à noite, o que implica usar ventoinha (30 Amp), luzes (15 Amp), som (8 Amp), limpador (15 Amp), ignição (2 Amp), sem exagero nenhum (farol alto, farol auxiliar, ar, desembaçador, ventilação ainda desligados!) já se chegaria a 70 Amp. Assim, em tese, um alternador de de 65 Amp não daria conta. Andando neste configuração a bateria perderia carga de qualquer jeito.
Mas é lógico que estamos falando de uma situação extrema, pois ninguém anda com tudo ligado o tempo todo.
E no que diz respeito a eventual melhoria do desempenho dos faróis, limpadores, etc, eu sinceramente não tenho como avaliar. Assim, de palpitômetro, eu diria que isso está mais ligado à bateria em si do que no seu carregamento (através do alternador). Mas isso é simplesmente um exercício de chutologia. Sugiro um bate-papo com algum eletricista para conhecer melhor como funciona toda essa questão do desempenho, ok?
E, é lógico, descobrindo, não deixe de compartilhar por aqui…
Abração!
tinha um opala 92 com o mesmo problema – muita carga de equipamentos e pouca alimentação do alternador – Substituí por um do vectra de 120 amperes. – ficou show – tudo que é eletrico no carro melhora, até a direção eletrica, pois nao falta energia. a iluminação fica mais forte e nao oscila. – pode colocar de 90 a 120 que fica um avião de bom.