Outra pérola interessante diz respeito ao câmbio, informação que pincei de uma revista chamada – adivinhem? – Opala & Cia! Dá até pra pensar em futuramente (beeeeem futuramente) trocar o câmbio do bichinho. Segue um trecho da reportagem publicada nessa revista, a de nº 8, pág. 53, sob o título Evolução Silenciosa:
“Em 1983 a GM passou a vender o Opala 2500 com câmbio manual de cinco velocidades, de características semelhantes às do Opala Gama 1977. As relações das quatro marchas não mudaram, apenas foi acrescida uma quinta, com relação de 0,84:1, o que significou alongar a transmissão em 16%, já que a quarta continuava direta, equivalente a 1:1. Assim foi possível reduzir a rotação do motor sem prejuízo da velocidade, pois a velocidade máxima continuava a ser atingida em quarta marcha. A quinta tinha a função exclusiva de proporcionar economia de combustível e conforto, pela redução de ruído do motor na estrada.”
bom estamos adaptando ocambio do opala 6cc antigo no chevette mas nao sabemos calcular a relacao das marchas ;no Ap ,vw, dividindo o numeros de dentes maior x menor sabemos o calculo . ja nos GM nao e bem assim porque fiquei sabendo q toda marchas passam pelo eixo piloto bem resumindo nao consigo calcular sera q alguem tem essa informaçao … opala 3mch 1=2.79 2=1.68 3=1.00 / opala 4mch 1=3.07 2=2.02 3=1.39 4=1.00 /4mch 1=3.39 2=2.02 3=1.39 4=1.00 essas relaçoes não tenho certeza …obrigado