Pois bem. Como já vimos pelo estado da ferragem, será necessário desmontar completamente também o banco do motorista para consertá-lo. O problema, no caso, é que eu deixei o assento do banco para que ainda pudesse levar o carro de um lado para outro (mesmo sem o encosto). Conclusão? Eu precisaria arranjar um OUTRO banco do lado do motorista, ainda que arrebentado, enquanto durar a reforma dos bancos originais.
Como fazer, então?
Desmanches! É lógico!
No decorrer da semana eu já havia percorrido três desmanches e não achei nada. Liguei para outros três e acabei descobrindo um que teria o malfadado banco (curiosamente, bem próximo da casa de meu pai).
Logo pela manhã fui até esse desmanche (nota: eles preferem ser chamados de “recuperadora de autos e peças”), fucei um pouco e achei um único banco que me serviria. Meio arrebentado no estofamento, com uns pontos de solda elétrica no trilho, um tanto quanto enferrujado – mas, ainda assim, funcionando.
De quebra vi uma Caravan 83 enconstada num canto. Muitas de suas peças são plenamente compatíveis – e às vezes até idênticas – as de outros modelos. Dei uma olhada básica e vi que ainda tinha o par de quebra-sol (inclusive com direito a espelhinho do lado do passageiro), bem como o retrovisor central. Por que me interessei por isso? Dêem uma olhada no que estava no meu Opalão…
Conversa daqui, regateia dali, proseia mais um pouco (desmanches são ótimos justamente por isso), fechamos um preço. Quarenta contos pelo banco e trinta pelo conjunto de retrovisor e quebra-sol. Setenta, ao todo. Achei justo.
Ao voltar para casa ainda aproveitei e passei numa loja de ferramentas. Lixas para o acabamento da bancada que comecei a fazer e também um martelo especial para desamassar latarias. Carinhas essas lixas para lixadeira… E lá se foram mais R$32,87…
Enfim, chegando em casa bastou tirar o assento do banco que lá estava, colocar o novo (ou velho?) – ótimo! Encaixou perfeitamente! Logo em seguida foi a vez dos demais acessórios. Resolvido. Como eu já disse antes, beeeeeem devagarinho o carro já tá começando a ficar com cara de carro de novo…
acho demais curtir esa lance tudo sobre carros clasicos.. parabens
Ora, Teddy, não diz o ditado que “de médico e louco todo mundo tem um pouco”? Então. A minha parte de “loucura” diz respeito justamente a esses bons e velhos carros velhos e bons… 😀
caa estou com dificuldades de encontrar desmanches… conhece algum? isto se você for de sao paulo ou região..ra.. valeu, legal essa sua ideia de escrever sobre essa reforma, ajuda muito os outros.