Após um certo tempo pensando no quanto custaria uma eventual troca do câmbio do carro, parei pra prosear com o Rony, aquele meu amigo lá da Informática sobre o qual eu falei em 27/01. Descrevi-lhe o problema e ele, com a certeza de um cirurgião, diagnosticou:
– É o trambulador!
– Trambuloquê?
Ele me explicou que logo abaixo da alavanca do câmbio, sob o carro, deveria haver uma caixinha ou algo parecido, com alguma linguetas ligadas à alavanca. Provavelmente elas teriam encavalado. Bastaria dar umas pancadas com um toco de madeira e elas voltariam à posição normal, resolvendo assim o problema.
Pra completar a informação, dei mais uma fuçada de leve na Internet e, novamente lá no site http://www.opalabh.com, acabei descobrindo que esse problema de encavalar as marchas é mais comum do que eu imaginava. Encontrei um caboclo que teve o mesmo problema, mas no caso dele só engatava a ré! Fiquei até feliz… Mas vejam a dica que veio em decorrência do pedido de socorro do distinto:
“Quando isso ocorre, é necessário entrar debaixo do carro, identificar qual o tirante da caixa está engripado, pedir a alguém que pise na embreagem e movimentar esse tirante para um lado e para outro (sentido da movimentação dele). Se for necessário, pode dar umas pancadas de leve no braço que sai da caixa com um martelo. Caso não desengripe, tente movimentar o carro sem pisar na embreagem, desligado, sendo uma pessoa empurrando e soltando o carro, enquanto você tenta desengripar o tirante (deve-se tomar cuidado, pois se a marcha desencavalar, o carro fica solto e pode ocorrer um acidente “você está debaixo dele”). Se tudo não der certo, o prolema é mais grave, e somente um bom mecânico, que tenha a manha com caixas de marchas, pode resolver. Um abraço!”
Ou seja, além da dica do Rony, também veio a informação de que teria que fazer tudo isso com a embreagem apertada. Interessante… Hoje é quinta e – como sempre – tudo é meio complicado. Mas amanhã à noite faremos o teste…
Boa tarde Adauto,
Acompanhava o seu blog desde que começou a escreve-lo só que não lembro se foi em maio de 2007 não sei ao certo vc deu uma parada de vários dias então achei que havia parado de vez e não entrei mais, porém hoje tive uma ótima surpresa vendo que vc não desistiu (ou seja é brasileiro e não desiste nunca).
Também estive reformando um opala pra mim ficou até bom hoje em dia só faltando pequenos detalhes de acabamento como rodas caprichadas, um volante novo etc.
Mas vamos ao que interessa o trambulador, eu por muito tempo segui essa dica que vc mencionou entrava debaixo do carro batia com uma madeira ou até mesmo um martelo para desencavalar…
Sempre desligava o carro assim não precisava mandar alguém pisar na embreagem (isso é meio sem noção ¬¬ ).
Com o tempo percebi o seguinte:
A marcha sempre (olha ai eu me comprometendo) sempre pelo menos em 99% das vezes encavala quando mudamos da 2ªp/3ª com raras exceções da 3ªp/2ª…
Aonde estava o problema? simples estava passando marcha da maneira costumeira que todos nós adquirimos ao dirigir carros novos…
No opala aquele toquezinho para tirar a marcha da segunda e passar para a terceira não funciona, nessa hora só o que fazemos é deslocar o cambio sem que o mesmo tenha retornado a segunda no neutro assim quando engatamos a terceira ta feita a caca…
Faça o teste quando for subir de segunda para terceira puxe o cambio para seu lado (isso garante que ele se fixou na alavanca da 2ª) depois leve para a frente até sentir o clic feito isso é só movimentar para a direita e passar a terceira parece bobo mas é simples…
Queimava o braço direto toda vez que encavalava e entrar debaixo do carro ou ficar desesperado tb não funciona, quando encavalar é só voltar da terceira para o neutro e fazer o movimento como estivesse engatando a segunta mas sem puxar para seu lado(esquerda) só então puxar para esquerda e depois a frente e pronto desencavalou…
No começo fica meio devagar mas depois vc pega prática e passa as marchas como um carro qualquer…
Tái uma dica que talvez não sirva a todos mas acredito ser a solução para a maioria dos problemas…
Abraços e continue com o blog…
José Roberto, um ditado que eu sempre costumo utilizar é que “o diabo não é sábio porque é diabo, é sábio porque é velho““!
Por que cito isso? Porque na prática, com o passar do tempo, acabei chegando também a essa mesma conclusão! Eu já havia falado algo sobre isso bem aqui, mas não foi com essa riqueza de detalhes que você descreveu…
Ou seja, depois que “aprendi” a passar marcha direito, nunca mais tive problemas com o trambulador.
Obrigado por compartilhar essa informação e fica aí a dica para quem mais estiver meio que trambulado!
Valeu!
Amigo, meu trambulador não faz o click, click, clássico do câmbio do opala 4 marchas. O meu é um Diplomata 1980, o que faço? Comprei um trambulador zero e o mesmo não faz, me ajudem, abraços.
Uai, Thiago, particularmente não tenho certeza se na linha 80 ainda se usava o modelo “téc-téc”. Mas caso o câmbio esteja funcionando a contento, qual seria o problema? 😉
Independentemente disso, sugiro passar num mecânico de sua confiança para tirar as dúvidas, ok?
Bom dia amigos, troquei o trambulador da minha caravan 76 4 marchas por um novo, o problema que já era grave antes (encavalar) agora ficou pior, a marcha ré vem em cima do banco do motorista, a 3º marcha ficou no lugar da quarta, e ele tem uma folga fdp, e vive encavalado, ai dou uns empurrão nele e ele volta, coloquei as varetas na mesma posição que estavam, não as regulei pois não sei como faz isso, se alguém puder me ajudar agradeço
meus kros amigos opaleiros eu tambem tenho um opala 4marchas varetado e esse problema de encavalar marcha é uma coisa diabólica parece até que meu opala só fica normal quando ele que mas queria saber de voce mais dicas pra nao encavalar marchas mais ,regulagen como se faz e o lance de passar marcha pelo ponto neutro eu sempre fiz mas encavala sempre depois que engato a ré do possante!! obrigado a todos.
Boa tarde tenho uma caravan 80 4 marcha, esses das estava fazendO um borrachão de ré, quando deu um estralo e parou, todas marcha entra e anda normal, só a ré que parou, na Não engata, a vareta não mexe nem nada, alguém pode me ajudar ?