Apesar de eu mesmo já ter feito isso nos meus Opalas – na realidade, o contrário, de 6 para 4, eis que o “monstro” (também conhecido como motor de seis cilindros) continua no chão da garagem de casa aguardando sua deixa – eis um roteiro básico vindo lá do blog Opala 77, de autoria do Davi:
Pessoal, postei que a mecânica foi mudada mas não postei como foi feito.
Agora segue o roteirinho básico:
Passo 1 – Como está o registro do seu motor 4 cil.
Verifique com qualquer despachante se o seu Opala está com motor cadastrado no detran, veiculos antes de 1990 não tinham este registro feito no momento da fabricação. se houver motor registrado em seu veiculo ( no caso o 4 cil) você terá uma dor de cabeça terrivel para mudá-lo com taxas e vistorias intermináveis, consulte o site do detran e verifique a legislação vigente que muda sempre.
Se o seu veiculo nao tem motor cadastrado , parabéns. passo 2.
Passo 2 – Como está o registro do seu motor 6 cil.
Primeira coisa a fazer é verificar se o motor que você está comprando tem procedência legal, ou seja, verifique se existe registro no detran para este motor, se houver registro no detran para outro carro e este carro tiver alguma queixa de roubo, você vai em cana por receptação de motor roubado, portanto atente-se.
Segunda coisa é verificar se o motor tem nota fiscal, Se não houver nota fiscal (como em alguns desmanches por ai) verifique se ele não esta cadastrado em nenhum carro.
Se tudo estiver OK, parabens, passo 3.
Passo 3 – Você terá que fazer algumas adaptações no cofre, bem sensíveis, mas você vai precisar de um funileiro (que merda).
Radiador:
Para os modelos pré 1974 (antigos) você terá que fazer um pequeno recorte na barra antes do radiador porque senão fica muito apertado o motor, terá que cortar os suportes do radiador do 4 cilindros, não jogue fora pq o funileiro usa esses suportes para cortar fazer novos suportes de 6 cilindros.
Nos modelos > 1975 ( como o meu 1977), foi necessário cortar a base inferior do radiador (uma chapinha maldita que se nao cortar pega na polia do virabrequim), os suportes superiores também tem que cortar fora e reaproveitar.
Vá atrás de um radiador de 6 cilindros, não recomendo comprar de desmanche pq vem todo detonado, vá em uma casa de radiadores e pegue um zero bala (recondicionado). é meio salgado mas vale a pena (em torno de 250 reais).
Passo 4 – Agregado de Suspensão:
Vá atrás do maldito agregado, um troço enorme, pesado pra diabo. comprei num desmanche e mandei “gabaritar”, pq senao a suspensao fica um lixo depois e não da alinhamento. paguei uns 120 paus no agregado e 80 pra gabaritar.
As bandejas do 4 cil servem , assim como as molas, se manter as molas do 4 cilindros fica rebaixado por default, mas comprar molas do 6 cilindros e cortar um elo fica melhor.
Passo 5 – Travessa do Cambio:
Essa travessa é o pulo do gato, basta inverter os parafusos dela que o cambio fica certinho no lugar, como o motor e maior, o cambio vai pra tras um pouco, mas nao precisa mexer em tunel nada.
O meu cambio é o clec clec (vareta) nao sei como fica para os cambios novos (ré pra frente).
Como você deve imaginar, o cambio do 4 cilindros no motor 6 cilindros fica um pouco amarrado, mas nem tanto, se o cambio estiver meio baleado, vai quebrar!, recomendo fazer uma revisão do cambio antes.
Passo 6 – Diferencial e cardan:
Isto é o mais incômodo, o cardan tem que ser cortado uns 4 dedos e balanceado (qualquer oficina de cardan de caminhao faz isso), o diferencial recomendo trocar, pq a relacao do 4 cil é mais curta e o carro nao passa de 100 KM /h, forçando o motor, mas fica forte feito um cavalo.
Os diferenciais de 4 cil são da marca braseixos e tem a fama de ser uma porcaria, fama comprovada. andando com esse diferencial e 6 cilindros, começa a roncar até finalmente explodir, troque por um de 6 cilindros, terá duas marcas (DANA ou Braseixos) o dana é animal, a toda prova, o braseixos quebra um galho.
Passo 7 – Pisar Forte e aproveitar
O motor 6 cilindros do Opala é um mito brasileiro, torque e ronco inigualável (V8 é foda vai, mas o 6 cilindros faz bonito pra cacete).
A primeira volta é emocionante e você nunca mais vai querer andar de Palio, Uno, Celta e derivados, vai se sentir um retardado acelerando mais do que deve até sentir a segunda emoção, Tentar freiar a barca, vai sentir a frente baixando até o chão e nada de parar!.
Boa Sorte!
colocar o 6cc no lugar do 4cc nao eh tao dificil, mas pode complicar muito durante o processo. No meu caso eu coloquei um retirado de um opala 84(moderno) e coloquei em um 77. Como era “somente” retirar de um e colocar no outro seria uma tarefa simples ateh o cambio nao entrar, entao tive que serrar o assoalho do carro e fazer outra travessa, mas tirando isso, o resto foi simples, foi de acordo com o descrito no post.
Pois é, “japaloko”, no meu caso específico talvez seja ainda mais simples, pois o motor que tenho para colocar no 79, ainda que moderno, já estava instalado num 76. O câmbio que tenho é um varetado (“tec-tec”) e se encaixa perfeitamente.
O problema é que não sei se quero continuar com esse câmbio…
Mas tempo ao tempo e veremos o que o futuro nos trará!
Inté!
caro amigo,graças a esse post seu consegui fazer(eu mesmo sem ajuda de mecanico nenhum) as adaptações necessarias no meu opala,eu tenho um 76 4 portas e agora 6 caneco hehe.Agora a minha unica duvida é quanto a documentação,como fica? Desde ja valeu por manter esse site q foi de muita importancia para min
Valei pelas Sá dicas tenho uma caravam 77 e acabei de comprar um morto 6 para por …
irmao o segredo e .inverte a posicao do soport da caixa de marcha, assim a caixa recua para tras,cardan tem que ser encurtado, diferencial pode ser o mesmo porem se colocar a caixa de marcha dos opalas modernos ficara sem final. bota a caixa do modelo 76 a79 e compenssara a final, pois elas são bem longas .ja que e mais facil encontrar a caixa do que o diferencial..
Dicas, dicas e mais dicas… Isso sempre é bom!
Valeu!
Parabéns pelo texto! Vai ajudar muito os Opaleiros (inclusive eu) que estão mudando do 4 para o 6!
estou começando o montagem de restauração de um opala 78 que era 4 cil, com uma mecânica completa de um 84 6 cil.
para desmontar o 84 tive o mesmo problema que o japaloco falou, a caixa tranca no assoalho, mas consegui tirar a caixa, é uma 4 marchas moderna.
Eu preciso de alguma dica para mim montar esse motor no opala 78, pois estou com medo de montar o motor e depois não entrar a caixa.
qual é a melhor maneira de montar, desde ja agradeço.
abraço galera.
obrigado pelas dicas tenho um opala segundo dono MOTOR 4 CILINDROS CAIXA CLEC CLEC DIFERENCIAL ORIGINAL MAS TENHO O DIFERENCIAL O FAMOSO DANA 44 SERA QUE SE EU COLOCAR ELE COM ESSA CAIXA VOU TER BONS RESULTADOS ESTOU SACANDO O MOTOR 4 CILINDROS COLOCANDO UM 6 CANECO SOU DOENTE POR OPALA 6 CILINDROS VALEU ABRAÇO JEFERSON GUINDANI
Povo…..sou Tibério do rio grande do sul estou instalando um seis em meu 76 cambio na coluna presizo de ajuda pus para trás o cambio mas teoricamente as varetas pegam na travessa da caixa socorrrooooo
Boa noite à todos,
Estou trocando nesse momento a mecânica do meu e esbarrei no seguinte problema:
O meu opala parece ter as longarinas mais afastadas entre si, pois o suporte da caixa não dá comprimento suficiente. Estou tendo que adaptar outro suporte para a caixa.
A amigos sempre sonhei em possuir um 6cc,sou apaixonado por carros possante,no momento estou pesquisando para comprar um Opala 1979/1980, gostaria já de pegar um 6cc de cara mas o valor não cabe no meu bolso,estou vendo um 1980 4cc,e quero adapata-lo para 6,e esse post está me ajudando muito,valeu galera,espero tirar muitas dúvidas com vocês, breve se Deus quiser estarei pilotando a nave!
Valeu ?
Gostaria de saber se tem como instalar uma caixa de câmbio 5 marchas em um motor 6cc de uma Caravan 1984?
Pessoal eu estou com dificuldade de soltar os parafusos da travessa do câmbio da minha Caravan 76, os parafusos parece que estão soldados, alguém sabe como eu mudo isso?