Eu sei que essa “dica” tá pra lá de atrasada. Mas somente agora achei esse comentário lá no site do Iberá Junior, um designer que restaurou um Comodoro 1977 e, como eu, fez alguns registros para a posteridade. Essa em especial está aqui. Quisera eu ter encontrado isso ANTES de ter começado a desmontar meu bom e velho Opala. Com certeza teria tido menos dores de cabeça…
“Desmontando o Painel Opala / Caravan 69 – 80
1. Retirar os botões de acionamento da lanterna e limpador de pára-brisa.
2. Retirar os parafusos frontais.
3. Retirar as porcas de sustentação da coluna de direção para baixá-la um pouco (5cm).
4. Se tiver rádio retire as porcas de fixação no painel do mesmo.
5. O Controle de Ventilação Forçada deve ser retirado com muito cuidado, comece retirando o papelão do porta-luvas, para acessar os três parafusos Phillips que prendem o controle de ventilação ao painel.
6. Desrrosqueie o cabo do velocímetro.
7. Retire o plug de alimentação do painel situado à sua esquerda.
8. Retire os plugs de entrada e saída do dimmer da iluminação do painel atrás do relógio de hora e vuolá!
Está retirado o seu painel.“
Só para ter alguma noção do que estamos falando, segue uma foto do painel de meu Opala antes do desmonte completo e início da soldagem.
Heh… Vendo assim, parece que tudo isso foi há taaaaaanto tempo atrás, agora parte integrante de um passado distante, quando o carro – ainda que (bem) capenga – estava rodando…