MSD Ignition – Multiple Spark Discharge 6AL

Tenho paulatinamente lido os tópicos antigos da lista de discussão lá do Opala.com, da qual participo. Já foram quase 600 tópicos – com diversos e-mails relacionados a cada um – e ainda tenho mais de 2.000 pela frente até chegar na data em que comecei a participar (sim, sou taurino, turrão, teimoso e não desisto NUNCA).

Mas em tempos de medição de consumo de combustível uma coisa me chamou a atenção: a opinião geral e globalizada de que um determinado módulo de ignição melhora – e MUITO – o desempenho geral do motor. Tanto em termos de consumo quanto de potência. Não sei se de lá para cá já houve alguma evolução desse “kit”, pois os tópicos referem-se a maio do ano passado.

Estamos falando da ignição MSD-6AL, sendo que a recomendação é que não se deve poupar nessa hora e fazer o serviço completo, envolvendo o próprio módulo, bobina e cabos de vela. Algo em torno de oitocentos contos!

Mas estive vendo algumas ofertas atuais no Mercado Livre e esse preço é até mesmo superior, de modo que, talvez, diretamente nas casas especializadas a tendência seria cair um pouco – e, quem sabe, parcelar a perder de vista…

Vou continuar acompanhando outros tópicos sobre o mesmo assunto para me certificar do verdadeiro ganho em economia, pois se realmente estiver a altura dos comentários parece que vale a pena esse investimento. Eis uma descrição básica tirada lá do Garage34® Store:

“Mais potência devido a uma combustão completa.

A ignição MSD-6AL proporciona uma completa combustão para seu veículo proporcionando melhores arrancadas, melhores partidas, mais potência e mais economia de combustível. É perfeita para a pista ou rua. Sua poderosa capacidade de descarga garante uma queima completa da mistura ar-combustível. Sua função de limitar os RPMs em determinados giros pré-estabelecidos através de um pequeno chip inserido em um local apropriado protege o motor, evitando sua quebra por RPM elevado. Este sistema funciona da seguinte maneira: Quando o giro do motor ultrapassa aquele pré-estabelecido pelo chip inserido no módulo, as faíscas serão cortadas em determinados cilindros e em outro ciclo, estes cilindros que tiveram as faíscas cortadas, receberão novamente as faíscas e outros deixarão de recebê-las. O resultado dessa operação é um corte de potência suave e constante, evitando os contra-golpes no motor e estouros no carburador.

8 comentários em “MSD Ignition – Multiple Spark Discharge 6AL”

  1. Adauto, vi no mercado livre também um kit desses, só que custa 80R$..o cara disse que ele faz artesanalmente e até hoje não houve problema com devolução, etc.. veja lá! estou sem o link aqui.

    Agora te pergunto..isso é bom mesmo? Não tenho coragem de por no meu chevette..hehe

    abraços!

  2. Pois é, Rafael, continuo acompanhando os comentários acerca desse bichinho… Ainda não tenho certeza absoluta se vale o “investimento”… Mas tenha certeza de uma coisa: o dia que eu encasquetar eu coloco um desses no Opalão! E – é lógico – contarei aqui se realmente vale a pena ou não…

  3. Ola amigos,tenho uma caravan 6cc, muito fina,so que ela da consumindo muito ate comprei um kit gas pra colocar, mais desistir,pois que tem um 6cc, tem que aguentar mais gostaria de saber quanto de consumo ela passaria a fazer,com essa engeçao MDS-6al,pois enteressei instalar um compensa mesmo, grato pela colaboração grato.

  4. Davison, fico lhe devendo a resposta. Achei bastante interessante o kit – tanto o é que falei sobre ele aqui – mas não tenho experiência com ele, nem tampouco conheço quem a tenha. Sugiro que dê uma fuçada na Internet, nas lojas especializadas e mesmo com outros opaleiros para colher opiniões e ver se compensa. Como até hoje ainda não consegui regular 100% o motor do meu carro, ainda não me senti à vontade para tentar um investimento desses…

    Inté!

  5. Olá amigos , tenho um comodoro 91 de 6 cc, e até hoje nunca conseguir regular o consumo corretamente, já tentei até gaz natural e nada. qual a orientação que voces me dão ? abraço .

  6. olá pessoal, tenho o opala coupe 78, em fase final de restauração e estou com uma dúvida cruel quando a questão de módulo, distribuidor, bobina. uns falam bem da MSD, outros do kit igniflex, outros de polia damper, com bobinas do fiat marea, isto é aquilo. há tempos comprei a bobina blaster, mas falta as demais peças para completar esta parte. uns falam que meu opala não terá configuração necessaria para uma msd, sei lá!!!! meu motor está assim, comando 272 com lob 109, bila curta, a gasolina, carburador weber 44 espanhola nova , coletor drago, motor de arranque 3hp de alta performance, cabos de vela 10.4mm da spa, vela original gm. será que suporta um conjunto completo da MSD?vou ter um carro bom pra rua? não me deixaria na rua, não ficaria dando problemas? seria necessario colocar também uma bomba de combustivel externa eletrica? grato aos que puderem dar umas dicas sérias. abç.

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