De volta à UTI

E nem foi por causa do farol!

Mas acho que o carro não tá legal.

Dentre todos os outros ruídos existentes no Opalão 76 quando ele está em movimento (CLACs, TRÉCs, BONCs, etc) percebi um barulhinho de “panela de pressão fervendo” que não fazia parte daqueles com os quais eu já estava acostumado…

Além disso a aceleração está oscilando. Em velocidade de cruzeiro, com o pé totalmente estático e parado no acelerador, ainda assim se tem a impressão que está faltando combustível, pois ele dá uns soquinhos. Quase imperceptíveis. Mas dá.

E também tá sem retomada. Explico. Se estou a sessenta e simplesmente dou uma pisada, ele deveria crescer e já ir para uns oitenta. Porém, na prática, se faço isso, ele engasga, dá uma rateada e, devagarzinho, vai acelerando.

Ou seja, não tá “redondo”.

Cheguei logo cedo, coloquei o mecânico dentro do carro e fomos dar uma volta. Isso porque nenhum desses sintomas aparece com o carro parado. Ele conseguiu perceber todos eles e já arriscou uns palpites (que, diga-se de passagem, não gostei muito).

Vejamos qual será o diagnóstico deste meu bom e velho (e careiro) mecânico…

4 comentários em “De volta à UTI”

  1. Saudações novamente Seu Adauto, bom, como parpite nois dá di graça (por isso que talvez nem sempre sejam todos bons. rs…) o que tá me parecendo é que tem entrada de ar onde não devia no seu carburador (o meu apresentou os mesmos sintomas), o que uma boa limpeza e a troca das juntas e do filtro de ar deve resolver (resolveu no meu, e ficou 100%), quanto às informações sobre a injeção eletrônica, assim que possível (antes do final de semana, eu espero) eu colocarei as informações num arquivo .pdf (ai no seu serviço abre?) e te mando por e-mail, ok?
    Abraços e até mais…
    Jayson

  2. Ah, Jayson… Você não sabe da missa a metade! É que ainda estou na (re)atualização desse blog e já com vários posts prontos e agendados.

    Mas você tem toda razão no que diz respeito à “entrada de ar onde não devia” no carburador!

    Aguarde e, dentro em breve, verá!

    E quanto ao arquivo PDF, rola sim!

    Inté!

  3. Eu posso te ajudar amigo, é só me responder algumas perguntas.
    O carro tem força, digo, aguenta subidas e forçadas?
    Na lenta fica com ronco grosso meio embaralhado(normal), ou dando umas tosses e fumando com as tosses?
    comsumo normal ou ezagerado?
    com o carro parado o giro alevanta suave ou dando tropicos?
    que carburador tem?
    que vela tem?
    platinado ou ignição eletronica?
    Nível do óleo?
    quantas marchas?
    como está a pressão do óleo?
    válvula termostatica funconando direito?
    escapamento não está muito presso ou amassado?
    guicles do carburador, qual o nº?
    bomba de combustivel está boa?
    ponto?
    avanço a vácuo está funcionando?
    mangueiras de vácuo e de respiro do carter e válvula do carter, como estão? Não podem estar obstruidas e nem rasgadas.
    quando pissa no freio o carro apaga?
    Válvulas reguladas? devem ter um pouco de folga, se estiverem muito pressas estraga tudo.
    filtro de ar e de gasolina novo?
    afogador sem problemas?
    Corta giros quando muito acelerado?
    se você puder me responder essas perguntas eu poderei te ajudar sem ver o carro, sei que é muita coisa, mas é o minino que preciso saber, me responde logo pra mim te ajudar.

  4. William, na prática o problema já foi (em tese) resolvido – pelo mecânico. Já tem até um post de atualização com a história sobre os tuchos (lembre-se que estou lentamente atualizando o blog).

    Mas se você tiver tempo e paciência vou tentar responder o formulário neste final de semana (tive que imprimi-lo, inclusive) para que possamos fazer uma bateria de testes e até dar uma afinada no carro.

    Isso sem falar que as informações que forem geradas disso servirão como dica para outros opaleiros que de repente fuçarem na Internet atrás de alguma resposta para problemas parecidos…

    Abração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *