Operação Resgate – Parte II

E então, neste sábado que amanheceu chuvoso, como que antecedendo o milagre da movimentação do nosso querido Titanic (e apenas dois dias antes do aniversário de naufrágio daquele que lhe deu o nome), eis que me coloquei a esperar o guincheiro – o sujeito do caminhão guincho – que iria passar em casa para pegar a plataforma e buscarmos a lata do futuro bólido.

Estávamos combinados para às nove da manhã.

E, lógico, deu nove horas e nada – deixando este usualmente paciente ser que vos tecla um tanto quanto impaciente…

Dediquei-me à vã tentativa de me concentrar em algumas outras tarefas que me ocupassem a mente, como consertar a caixinha de giz dos filhotes, mas confesso que não deu lá muito certo. Já estava achando que, juntamente com a chuva, novamente tudo tinha ido por água abaixo.

E eis que de repente uma buzina começa a tocar incessantemente do outro lado da rua. “Só pode ser ele!”, pensei de imediato.

Era.

Um senhorzinho de chapéu (já gostei!), bigodudo e com cara de bonachão me aguardava do lado de fora. Me apresentei, assim como ele (e confesso que dois minutos depois já havia lhe esquecido o nome). Explicou de seu atraso e contou uma ótima história sobre como foi guinchar, às cinco da matina, um veículo enfiado num buraco lá em Campos do Jordão e quase que ele mesmo é que acaba precisando ser guinchado. Mas tudo correu bem. Exceto pelo veículo, que continuou no buraco. Colocamos a plataforma em cima do caminhão e seguimos adiante, até a oficina onde a lata de meu bom e velho Opala 79 nos aguardava.

Antes, uma pequena nota: originalmente eu havia planejado que essa plataforma – ou carrinho, ou berço, ou seja lá que nome resolvam chamar essa minha criação – seria desmontável. Assim eu levaria seus componentes até a oficina, montaria, colocaria a lata em cima e seria só questão de aguardar o guincho. O problema é que, por um erro de cálculo quando estava furando a madeira acabei invertendo um dos furos de uma das pontas, o que me obrigou a montar o parafuso sob pressão. Ora, uma vez montada (e era indispensável uma primeira montagem), com os parafusos travados do jeito que ficaram, seria melhor então transportá-la inteira. O que, pelo peso e dimensões, seria inviável em qualquer outro veículo sem carroceria…

Pois bem, estávamos a caminho quando o sujeito me olha meio de esgueio e me solta essa:

– Num sei não… Mas parece que eu já te conheço…

Putz! E lá vamos nós… Como já trabalhei em diversos empregos com bastante contato com o povo e também já morei em diversos lugares da cidade, sempre era mais fácil alguém me conhecer que eu me lembrar desse alguém. Com a idade acabei ficando desencanado e já não tenho mais paciência para aqueles joguinhos de ficar tateando nas lembranças, com receio de ser deselegante por não reconhecer a pessoa.

– Pode até ser! Mas vou ser bastante sincero: não me lembro do senhor, não. Nadica de nada. De onde o senhor é?

– Lá da Vila César, em Santana.

– Ora! Sou nascido e criado em Santana. E na Vila César – mais conhecida como “Três Árvores”, certo? – eu costumava estar sempre! Principalmente por conta de meu amigo, o Pascoaleto, que hoje tem um trailler que transformou numa casa de lanches, subindo um pouco bairro acima.

– Isso mesmo! Eu tinha um bar, bem na esquina e vocês sempre estavam lá! Eu até achava que vocês fossem irmãos!

– Heh… Irmãos de alma, meu caro… A vida acaba separando a gente, mas naquela época podíamos dizer que éramos sim. Mas tô meio encafifado, pois aquele bar que a gente costumava ir era do Seu Saulo, pai do Mi, onde tinham aquelas mesas de bilhar…

– Não, na outra esquina, logo na descida!

– Ah… Sinceramente não me lembro muito de ter ido lá não. Mas se o senhor fala, eu acredito! Até porque a gente costumava mesmo era estar em tudo quanto era boteco da região!

E assim seguimos num agradável proseio, relembrando dos velhos tempos, até chegarmos na oficina.

Coincidências à parte, como diria uma amiga, “neste mundo só existem vinte pessoas; o resto é tudo ator coadjuvante”…

Como eu esperava, ainda estava tudo do mesmo jeito quando chegamos na oficina. Solícito, ele me ajudou a empurrar um carro para fora, enquanto que outro foi desviado do percurso com um macaco jacaré. Com o acesso livre bastou que levantássemos a lata (mais leve do que eu imaginava) e a colocássemos sobre o suporte.

Ficou perfeito! Confiram:

Clique na imagem para ampliar!

Clique na imagem para ampliar!

Bem, as rodinhas cumpriram muito bem sua função. Ainda que num piso meio que acidentado, elas deram conta do recado. O fato de serem giratórias facilitou e muito a locomoção do Titanic, pois não estávamos adstritos às limitadas manobras convencionais de um veículo com suas próprias rodas. Daí foi só levá-lo para o outro lado da rua e, com apenas um pouco mais de cuidado do que seria usual, transferi-lo para cima do guincho.

As fotos (ainda que do celular), mesmo debaixo de chuva, já mostram esse passo a passo…

Clique na imagem para ampliar!

Clique na imagem para ampliar!

Clique na imagem para ampliar!

Clique na imagem para ampliar!

Clique na imagem para ampliar!

Clique na imagem para ampliar!

Clique na imagem para ampliar!

Com o veículo devidamente pronto para o transporte, fizemos o curto caminho de poucos quilômetros até em casa. Não sem antes dar uma passada em frente da oficina de outro funileiro para o qual estou pensando em passar a não tão árdua tarefa de acabar essa reforma.

Cheguei a conversar com ele antes – um tiozinho que já há vinte anos possui sua oficina no mesmo lugar. Na ocasião ele foi muito razoável em dizer que não tinha como dar um orçamento sem ver o estado da lata e que seria muito chato ir até a oficina onde estava o veículo para “dar um preço”. Lúcido e coerente. Ponto pra ele.

Infelizmente, por ser um sábado, parece que ele tirou o dia pra descansar. Paciência. E sem a possibilidade de descarregar o veículo por ali mesmo, seguimos por mais algumas quadras até em casa, onde foi feita a “operação descarrego”…

Só deu um pouco de trabalho foi para passar com as rodinhas na primeira “rampa” da calçada (entre o asfalto e o concreto), pois o desnível é razoável. Ainda mais debaixo da chuva – que não parava. Mas, ainda assim, sem nenhum esforço considerável e um pouco de imaginação, colocamos o carro na calçada. E dali pra dentro da garagem já ficou fácil!

Clique na imagem para ampliar!

Clique na imagem para ampliar!

Enfim, no decorrer da semana devo entrar em contato novamente com o outro funileiro e levá-lo até em casa para que possa fazer a devida avaliação nos serviços que terá pela frente. E, principalmente, passar o preço! Aliás, dependendo deste último quesito talvez ainda seja necessário ampliar a via sacra mais um pouco…

Ao menos o Titanic está de volta a sua doca original, aguardando por mais um tempinho para que O Projeto tenha continuidade!

Clique na imagem para ampliar!

Ah, em tempo: quem talvez não tenha gostado muito dessa história foi meu sogro – que mora conosco. Com dois Opalas e mais o Corsa da Dona Patroa na garagem não sobrou espaço suficiente para abrigar o Golzinho 92 dele. Que, por enquanto, deve ficar na casa de seu outro filho até eu me “livrar” da lata que ocupa a garagem.

Paciência.

De novo.

Não tem como agradar gregos e troianos.

(Ou seriam japoneses e americanos?…)

   😀

2 comentários em “Operação Resgate – Parte II”

  1. Cara que bacana! Voltou a escrever e postar novas notícias do Titanic. Que bom!

    Adauto, sem querer pressioná-lo , passo por aqui quase todos os dias para ver se há novidades.

    E de vez em quando visito “http://www.legal.adv.br/”.

    Parabéns, tudo de bom aos filhos e Patroa rsrs.

  2. André, obrigado pela força! Como se diz por aí, “desengastaiô”!

    Eu andava até com vergonha de sequer tentar escrever ou dar as caras por aqui – tudo por conta da reforma que não saía. Mas agora ando num bom humor insuportável para dar logo o próximo passo! E compartilhar não só com você mas com todos os meus outros quase quatro leitores…

    De resto, continuo com os perrengues do dia a dia e sempre me esforçando para que o hoje seja melhor que o ontem e pior que o amanhã!

    Dona Patroa e a Tropinha de Elite vão bem, obrigado. Meio desconfiada de ter a carcaça do dragão de volta na garagem, mas até que otimista…

    Abração, cara!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *