O tom da cor

E eis que está se aproximando o momento de indicar qual será a cor do Titanic…

Já me convenci que será laranja.

Isso porque as cores dos carros de hoje dia são muito chatas! Preto, branco, cinza e prata – em sua esmagadora maioria!

Aliás, muito provavelmente, devo também fazer as faixas do SS nele. “Ah, mas aí é fake!”, gritarão os puritanos. Sim. E daí? Não tenho um compromisso comigo mesmo de restaurar o carro, mas sim de reformar o carro. E, nessa reforma não vejo problema nenhum de ésse-ésse-zálo!

Se bem que isso será num outro momento, pois, primeiramente, será inteiro laranja. Após a instalação da mecânica, vidros, etc, reavaliarei a questão das faixas. Pois essa fase sempre acaba gerando a necessidade de um retoquezinho aqui e ali. E, já que mais tarde terei que trazê-lo de volta ao funileiro mesmo, então posso tranquilamente deixar isso para depois.

E como chegar no tom correto?

Bem, desde que comecei a “brincar” com esse meu Revell de escalar um por um, também comecei a colecionar fotos dos mais variados tipos de Opala, vindas de sites, e-mails, propagandas e muitas que eu mesmo tirei. Como a variação do tom de laranja é grande – ora caindo para o amarelado, ora para o avermelhado – simplesmente escolhi todas desse tom, mandei revelar (coisa mais arcaica nesses dias digitais de hoje!), coloquei num álbum e vou entregá-lo para o mecânico, indicando qual eu quero.

Ah, um detalhe importante: quando você leva fotos para revelação invariavelmente a máquina tem uma espécie de “autocorreção” que “aproxima” a qualidade de todas as fotos. Se a maioria for escura, ele escurece as claras; mas já se a maioria for clara, ele clareia as escuras. Mais ou menos isso. Coisa de louco. Então foi imprescindível deixar bem claro que eu queria as fotos com a qualidade original, ou seja, sem “correção” de espécie alguma.

E, enfim, qual será a cor do brinquedo?

Simples.

Uma destas:







😀

4 comentários em “O tom da cor”

  1. Oi Adauto.
    Gostei da opção de cor e eu escolheria o laranja da segunda foto, que é praticamente igual ao meu. A cor seria laranja-fogo, na tabela de cores do opala/73.
    Mas, será difícil a tonalidade sem uma amostra, então, fica mais a seu gosto.
    Quem sabe quando finalmente ficar pronto você faça um churrasco de inauguração do opala e eu pinte por aí novamente.Não precisa bancar tudo, faça com a colaboração dos amigos cada qual trás o que come/bebe, você entra com a casa o local e demais coisas. Pense e comunique.

    Ricardo

  2. Ricardo, não tenha dúvidas que quando o Titanic ficar pronto haverá MUITO motivo para comemoração! Aliás, gostei da ideia… Só que já penso numa “versão ampliada”. Por que não festejar com um verdadeiro encontro de opaleiros? Conheço alguns lugares pitorescos e restaurantes aqui da região que teriam espaço de sobra pra isso! Só que mais pro estilo meidumatu que qualquer outra coisa…

    Enfim, ainda temos bastante trabalho pela frente!

    No ritmo em que estamos indo agora, mais umas duas semanas e passo para a fase seguinte: rodas!

    😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *