E como continua!
No âmbito particular, que diz respeito ao meu trabalho, muito – MAS MUITO, MESMO – atribulada. Mas faz parte do pacote e, no final, acaba sendo divertido!
No âmbito público, que diz respeito a este nosso cantinho virtual, também vai tudo muito bem, obrigado, mas num ritmo bem menos alucinante.
Depois de entregar o motor para o Seo Waltair, voltei somente às visitas semanais ao nosso querido convalescente Titanic. Nem sempre o encontro por lá (o Seo Waltair, não o Titanic) pois muitas vezes está fora procurando peças para ele (o Titanic, não o Seo Waltair).
E uma dessas é um câmbio de 5 marchas. Sim, caríssimos, pela experiência com o Cruzador Imperial ficou claro para mim que um câmbio “mais longo” é o ideal para toda a potência que vai pairar debaixo daquele capô. Até porque o que está nele ainda é um daqueles “varetados”, que invariavelmente encavalam, obrigando-nos a, literalmente, entrar debaixo do carro para desatravancar a bagaça. Ele vai, no ritmo dele, buscando um que esteja a contento, sem pressa, desde que esteja bom. Mais ou menos como já foi com o esquema da direção hidráulica, lembram?
No mais o motor já está totalmente desmontado!
E sim, conforme esperado, a retífica vai ser ampla, geral e irrestrita. Nem tinha como ser diferente. Se o motor já estava com problemas com o óleo subindo no sexto cilindro, depois de ficar ANOS parado, não teria como a situação melhorar, não é mesmo?
Bem, pra não perder o costume, abaixo temos algumas imagens, ainda do início de maio, quando estavam apenas iniciando os trabalhos com ele. Reparem no tamanho da criança, multiplicado por seis! A última foto, a dos óculos escuros, serve bem para ter a real dimensão do tamanho de cada caneco…
E daí vocês me perguntam: a quantas anda tudo isso, agora?
E eu lhes respondo: devagar e sempre. O que, para mim, está ótimo! Pois, dia desses, estive lá e fui informado que o motor já foi encaminhado para a retífica, mas, como eles estavam com muito serviço e sabiam que eu não tinha pressa, ficou por lá mesmo, para quando der uma esvaziada. Nesse meio tempo vou pagando os boletos do cartão e diminuindo o saldo devedor, para, quando estiver tudo pronto, ter fôlego o suficiente para honrar esses compromissos. É, cambada, não é fácil não…
Nesse meio tempo, àqueles que estivessem curiosos com o desfecho da bateria arriada da Harley, bastou tirá-la e dar uma carga e tudo voltou ao normal. Mas acreditem quando digo que sem o manual seria humanamente impossível tirar aquela bateria! Ô negocinho encravado, sô!
É bom saber que não abandonaste esse pedaço de bate-papo com seus “raros” seguidores, ou melhor dizendo curiosos sobre essa história que nunca acaba.
Será que saberia como identificar o ano do motor pela numeração dele? No mais, se for aumentar a potência é mais aconselhável um cambio de dodge, que aguentaria melhor a nova potência.
Saudações
Ricardo
Continuamos aqui, firme e forte!
Bão, nem tão firme assim, e, digamos, médio no que diz respeito ao tão forte, mas vamos levando…
Já no que diz respeito à numeração do motor, não tenho certeza se já abordei esse tópico aqui no Projeto 676 (a de chassi, sei que sim). Acho que nas catacumbas de meu computador devo ter alguma coisa a esse respeito e, certamente, será interessante disponibilizar por aqui. Dando uma fuçada rápida na rede, nos comentários de uma discussão dos Opaleiros do Paraná, encontrei essa tabela que ponho a seguir. Vê se já ajuda. Se não, prometo que ainda vou me aprofundar no tema, ok?
Abração!
==========================
CÓDIGO DE NUMERAÇÃO DE MOTORES OPALA E CHEVETE DE 1985 A 1989
EXEMPLO: 5 J A 07 PA 001
5 – ANO DE FABRICAÇÃO – 5 = 1985
6 = 1986
7 = 1987
8 = 1988
9 = 1989
J – ORIGEM – (SÃO JOSÉ DOS CAMPOS)
A – MÊS – A = JAN
B = FEV
C = MAR
D = ABR
E = MAI
F = JUN
G = JUL
H = AGO
I = SET
J = OUT
K = NOV
L = DEZ
07 – DIA DO MÊS
PA – SUFIZO
001 – NRO DE SÉRIE