Pois é…
Já chegamos em 2015 e nosso querido Titanic continua na oficina. A expectativa é que agora, em janeiro, finalmente tenhamos alguma atividade mais contundente na reforma – o que, por sua vez, significará também uma atividade mais contundente aqui no blog. Enquanto isso não acontece, vamos tratando de outras banalidades!
Bonitão o carro, não é? Mas não adianta ficarem animadinhos, não! Essa é apenas uma “releitura” (de 2009) do Diplomata segundo o designer Eduardo Oliveira, famoso por “ressuscitar” projetos famosos das montadoras brasileiras. Particularmente gostei apenas do disfarce simulando a falta da coluna, aparentando aquele “rasgo” característico na lateral do veículo. O fato de ser quatro portas e não ostentar a famosa traseira no estilo Coke Bottle deixou o carro, na minha opinião, com a cara de ser somente “mais um” no mercado…
Mas, no fundo, no fundo, o que vocês querem saber é o que volta e meia surge nas redes sociais e à boca miúda por aí: que história é essa de relançamento do Opala?
Bem, não tem nada de novo nisso. De tempos em tempos – normalmente nas viradas de ano – ressurge esse boato. Isso porque esse nosso Clássico da Chevrolet, o Opala, nascido em 1968 e “aposentado” em 1992, ainda coleciona uma legião de fãs no País e que adoraria vê-lo novamente nas lojas de carros zero.
Entretanto não existe absolutamente nada de consistente nisso. Aliás, uma das características do Opala, que é justamente sua robustez, jamais encontraria eco no atual estado da técnica, que prima por lançar esses “carros de plástico”. Não, não acho que nosso Opala mereceria ser tratado dessa maneira…
Na minha opinião, o interior teria que melhorar somente o painel, e o exterior pouca coisa, e mecânica moderna. iriam vender igual água, há um preço normal….. não comparado aos camaros…
Tenho certeza que seria um grande sucesso caso fosse relançado.
Quanto a robustez, o Camaro e até mesmo a S10 são ícones de robustez…!
O Opala não ficaria atrás.
A GM tem que levar em conta que ressuscitar um senhor automóvel não pode ser apenas uma jogada de mercado.
Prova disso temos o Camaro com mais de 40 anos e ainda um grande sucesso…!
Marciano, concordo. Estilo é estilo!
Cemar, também acho que seria um grande sucesso. Mas, sinceramente, acho pouquíssimo provável que a GM venha a atender o clamor dos Opaleiros…
Ver o ressurgimento do “opalão” para mim é como reviver a minha infância. Cresci dentro do opala. MEU PAI teve nada menos que 6 (seis) opalas,por isso acho que entendo um pouco desse carro. Quando se fala em robustez, eu lembro de força debaixo do capo e luxo em seu interior. O barulho do arranque arrastando o motor 4.1 do último diplomata que meu pai teve soa até hoje na minha memória. O opalão só não deixou a saudade ser mais dolorosa porque deu lugar ao outro ícone automobilistico da minha vida, o ômega! Hoje ao ver este projeto, já me decidi que vou ter que comprar um. O carro está com uma aparência linda, mas tem que manter um acabamento refinado, encorpado e luxuoso. Em baixo do capo não pode ter nada menor que um 6Cilindros. O câmbio deve ser manual e curto, aumentando assim o prazer de sentir o carro nas mãos. Certamente a aerodinâmica replanejada e o controle de tração, que já equipa a maioria dos carros de hoje, fará uma diferença para melhorar a estabilidade traseira. No mais, é entregar o destino nas mãos de Deus e cair na estrada!
se a gm relançou o camaro,por que não o opala?dependendo da maneira que for produzido,vai deixar muito importado pra trás.pode ser que eu esteja enganado,mas o opala deve ter saido de linha por causa dos importados.