Restaurando trilhas do desembaçador traseiro

Algumas coisas eu simplesmente tenho que anotar por aqui antes que se percam nas catacumbas de meu computador…

Outro dia, na lista do Opala.com, surgiu uma micro-discussão acerca de como restaurar as trilhas do desembaçador traseiro (aquelas linhazinhas que ficam no vidro traseiro de alguns veículos mais modernos). Curiosamente é um “problema” que tenho no Chevettinho. Então resolvi fazer um resumão do que foi dito por lá pelos mais variados opaleiros “profissas” de plantão…

Antes de mais nada o negócio é verificar a parte elétrica interna. Se ela estiver conduzindo perfeitamente e ainda assim o desembaçador não estiver funcionando, então, por exclusão, somente restam as trilhas dos vidros que provavelmente devem estar partidas ou interrompidas (ainda que de maneira quase invisível a olho nu).

Para resolver o problema basta (com muito jeitinho) aplicar a chamada “tinta condutiva”, que é a mesma utilizada para consertar/restaurar trilhas em placas de computador. A dica sobre a dica é que a tinta a ser utilizada tem que ser a prata, pois esta tem uma capacidade condutiva bem melhor que a preta (que parecer ser a base de carbono).

Ah, e sim, a tinta é cara – bastante cara. Mas com o uso racional e cuidadoso (e ante a perspectiva de ter que trocar um vidro inteiro), avaliando a relação custo e benefício, acaba valendo a pena…

Para comprar a tinta basta fazer uma busca básica na Internet que já se encontra; caso não tenha facilidades desse tipo então o negócio é tentar em lojas de peças eletrônicas.

A questão de a tinta ter que ser a prata, como já disse antes, diz respeito à sua capacidade condutiva, pois a tinta que vai nas trilhas do desembaçador deve poder resistir a uma corrente elétrica alta. O negócio é achar exatamente onde está interrompida a trilha, lixar o local apenas um pouquinho com uma lixa bem fina (para assegurar contato bom, sem que haja sujeira para aumentar a resistência da conecção), colocar fitas dos lados para delimitar a sua área de atuação, e pintar com um nadica de nada dessa tinta de prata. E é só. Basta colocar apenas um pontinho de tinta. Deixe secar (bem seco), retire a fita e pronto!

Na prática o mais difícil é achar onde a trilha encontra-se interrompida. Uma dica seria, num dia úmido, deixar embaçar o vidro e ligar o desembaçador. Depois de um tempinho daria para saber quais trilhas não funcionam.

Ou também dá pra fazer a busca na raça, a olho nu e através de um multímetro com a função resistência…

8 comentários em “Restaurando trilhas do desembaçador traseiro”

  1. valeu a dica..o vidro da minha caranga ta com os filetes do desembaçador interrompido,vou procurar essa tinta..acho q vale a pena pois o vidro ta um roubo cara,eh muito caro…valeu..

  2. E aí parceiro ótimo post parabéns!
    Bom sem delongas vou direto a questão. Tu saberias me dizer como faço para estanhar, soldar ou colar o terminal que fica no vidro e passa a corrente para os filetes do desembaçador?
    Conseguiram descolar esta peça e eu não estou conseguindo colocar de volta. Já tentei estanhr da forma tradicional mas só oque consegui foi passar o tempo. Desde já agradeço a atenção. Fico no aguardo!

  3. fiz o teste com essa tinta, e deu certo, uma dica é fazer uma camada da espessura de uma fita crepe, e cobrir bem a falha, fiz em vários pontos e todos estão recuperados, inclusive os grandes, com mais de 10cm. a desvantagem é que a tinta é cara e vem pouco, e como o pedaço recuperado era grande não rende nada, vou ter que comprar mais.

  4. GOSTARIA QUE ALGUÉM INFORMASSE SE CONHECE ALGUÉM QUE EXECUTA O SERVIÇOS DE CONSERTO DE DESEMBAÇADOR TRASEIRO DE UM HONDA CIVIC ANO 2002. POR FAVOR MENCIONAR A CIDADE E O TELEFONE SE SOUBER DE ALGUMA AUTO-ELÉTRICA OU VIDRAÇARIA QUE EXECUTE TAL SERVIÇO COM O KIT REPARADOR DAS TRILHAS QUE VENDEM NO MERCADO LIVRE.

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