Sexta-fotos

Muita gente costuma me perguntar: “Pôxa, Adauto! Mas… Laranja?”

Sim. Laranja. Sou o orgulhoso proprietário de um Opala da cor Laranja Nepal (só pra ser bem exato).

Olhem à sua volta. Reparem bem. O que predomina? Branco, Prata, Preto e Cinza. Ao menos nos carros mais novos essas cores representam a grande maioria. Tudo bem que as montadoras ainda lançam alguns carros coloridos, mas isso é praticamente uma exceção. O que ainda se salva nas ruas são os nossos antigos Opalas, Fuscas, Fiats e outros mais.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita no final de 2016 por uma fabricante de tintas apontou que entre os carros 0 km a cor branca predomina, com 37%, seguido por prata (29%), preto (12%), cinza (10%) e vermelho (8%). O que deixa apenas 4% para todas as outras cores. Vamos combinar que isso acaba sendo uma palheta muito pobre…

Fui criança na década de setenta e adolescente na década de oitenta. Minhas ruas certamente eram mais coloridas e cheias de vida que essas sorumbáticas e quase monocromáticas ruas de hoje. Mesmo as propagandas eram mais simpáticas!

Vejam essa bucólica paisagem. Não é de encher os olhos?

Até mesmo as praias tinham um colorido diferente!

E os motoristas então? Esta última foto é de uma das estradas da Serra do Mar, caminho para o litoral. Sem asfalto. Sem guard rail, mureta ou acostamento. Barro. E nada disso os intimidava! Com seus coloridos carros, porta-malas abarrotado e família completa a única preocupação era encher o tanque e colocar o pé na estrada! Vocês teriam essa coragem?

Enfim, caríssimos, é por isso que meu Opala é laranja. Sou plenamente a favor de um pouco mais de colorido nesse nosso mundão véio sem portêra!

No meu caso o único problema é que nunca mais vou poder parar num boteco pra tomar uma breja sem que todo mundo já não saiba que estou por lá… 🙄

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *